Record constrange filha de homem assassinado em entrevista ao vivo

record acusa homem sem provas
Programa foi duramente criticado nas redes sociais (Reprodução/TV Record)

O programa Cidade Alerta, apresentado por Luiz Bacci, na Record, foi duramente criticado após a cobertura do assassinato de um homem nessa terça-feira (9), na cidade de São Paulo. A reportagem acusou a vítima de ser agiota, o que foi desmentido pela própria filha do assassinado. A família não tem certeza do dia do óbito, mas acredita que a morte ocorreu entre domingo e segunda.

A jovem falou ao vivo com a reportagem e, emocionada, pediu para que os jornalistas tivessem respeito. “Eu perdi meu pai hoje e eu não estou vendo um pingo de respeito aqui. Vocês falando que ele era agiota, como assim? De onde vocês tiraram isso?”, disse a mulher revoltada.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais e o programa foi criticado pela cobertura invasiva e com informações erradas. A repórter Luiza Zanchetta chegou a, inclusive, errar o nome da vítima.

Conflitos na reportagem

Já no início da reportagem, um homem que acompanhava o trabalho da perícia teria atacado e impedido o trabalho da reportagem. “Eles estão revoltados aqui porque temos a informação de que a vítima era agiota”, disse a repórter.

Na sequência, o apresentador Bacci exigiu: “Mostra aí quem está tentando atrapalhar nosso trabalho”. Um homem, não identificado, então, começou a bater boca com a repórter. “Você está falando merda. Ele já emprestou dinheiro para você?”, questionou. A repórter rebateu: “Foi uma informação confirmada pelos vizinhos”.

Na sequência, Luiz Bacci pediu para que o policiamento fosse reforçado no local, já que a equipe de reportagem estaria sendo agredida e hostilizada. Disse também que registraria um boletim de ocorrência contra o homem.

Filha se revolta

Após a confusão, a reportagem conversou com a filha da vítima, que desabafou sobre a condução do vivo. “Eu perdi meu pai hoje e eu não estou vendo um pingo de respeito aqui. Vocês falando que ele era agiota”, afirmou.

A repórter tentou contornar a situação, assim como o apresentador Luiz Bacci. “Vamos focar no mais importante, que é descobrir quem matou o seu pai”, sugeriu a jornalista. “A polícia não confirma essa informação, mas eu conversei com vizinhos que conheciam o Josenildo”, acrescentou a repórter.

Fato que irritou ainda mais a jovem. “Você não sabe nem o nome do meu pai e está falando a profissão dele? É Josivaldo! Eu não sei nem o nome dos vizinhos, só o daqui da frente. Meu pai tinha casa de aluguel. A Record eu achei que era um jornalismo mais responsável”, detonou.

Por fim, a jovem desabafou. “É o pingo de respeito que tem que ter, eu estou sentindo uma dor agora. Tiraram a vida do meu pai, vocês estão denegrindo a imagem do meu pai”, finalizou.

Desculpas

Após a confusão, o homem, que em um primeiro momento teria atacado a reportagem, se desculpou ao vivo e pediu para que o apresentador do programa fizesse o mesmo. Bacci, então, pediu desculpas pela condução da reportagem e disse que não levaria o caso das possíveis agressões à polícia.

“Eu peço desculpas pela abordagem como agiota, nós vamos tratar como suspeito, como deve ser realmente, porque até que a polícia e a Justiça concluam se é agiota, ou não, existe uma distância”, disse.

Críticas

Nas redes sociais, a atuação da reportagem foi alvo de críticas por conta dos erros de informações e a falta de sensibilidade no trato do assassinato da vítima.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!