Aline Aguiar faz discurso emocionante sobre racismo: ‘Tira nosso fôlego’

aline aguiar discurso racismo
Apresentadora voltou a desabafar sobre o assunto nesta quinta (Reprodução/Twitter)

Aline Aguiar, apresentadora da Globo Minas, voltou a chamar a atenção nas redes sociais ao fazer um discurso emocionante sobre racismo durante o MG1 desta quinta-feira (11). A apresentadora, que já havia comentado o assunto em outro telejornal (relembre aqui), fez um novo desabafo e incentivou as vítimas a denunciarem.

“O racismo faz isso: tira a nossa existência, o nosso fôlego, nos silencia. Esse homem, morto covardemente, foi oprimido pelo vizinho durante um ano pelo que a gente tem notícia. É uma triste realidade”, comentou a jornalista após a exibição de uma reportagem sobre o assassinato de um idoso em BH, morto por causa da intolerância racial (veja aqui).

Além de comentar o caso, Aline também lembrou que o racismo não é novidade para quem sofre todos os dias com as opressões: “O racismo existe desde que o primeiro navio negreiro chegou aqui no Brasil, só que agora as pessoas estão sendo mais encorajadas a denunciar. E é com a denúncia que a gente combate: no primeiro ato de racismo, a gente tem que denunciar”.

A apresentadora ainda encerrou o discurso com um lembrete importante: “Todos nós, negros e brancos, podemos e devemos endossar a luta antirracista”.

‘Perfeita’

O discurso de Aline emocionou quem estava assistindo ao vivo e repercutiu nas redes sociais. “Eis o porque a Aline Aguiar é uma das melhores (se não a melhor) âncora do jornalismo brasileiro”, comentou uma internauta. “Aline Aguiar, entenda que você é perfeita”, disse uma segunda.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!