Confira a dica para escolher o trator ideal para sua fazenda

O trator deve ser escolhido de acordo com o terreno da propriedade rural (Reprodução/Pixabay)

Assim como existem carros ideais, que se adequam para cada tipo específico de pessoa, o mesmo acontece com o trator, deve ser escolhido de acordo com o terreno da propriedade rural. Por isso, você deve ficar atento, já que adquirir um equipamento mal dimensionado pode deixar sua operação na propriedade, ainda, mais cara.

Com diversas opções, encontrar o maquinário necessário pode ser uma difícil missão. No entanto, a gama de estados que comercializam esse tipo de produto ajuda o consumidor. O fato é que os modelos de há tratores a venda no Rio Grande do Sul (RS)por exemplo, são de acordo com o perfil das propriedades do estado.

Para te ajudar nessa escolha, explicamos um pouco melhor cada categoria de tratores agrícolas. Confira!

Tratores Pequenos (até 100 cv)

Versatilidade é a palavra que define essas máquinas. Compactos são ideais para o dia a dia no campo, já que são equipamentos mais estreitos para atividades como cultivo de frutas, granjas e café. Além disso, geram bons resultados se acopladas lâminas dianteiras, pulverizadores no engate de três pontas ou até mesmo equipamentos de arrasto.

Tratores dessa categoria possuem em média cerca de 55 a 100 cavalos e são opções interessantes se considerado a facilidade para encontrar peças de reposição e o consumo de combustível.

Tratores médios (100 cv a 200 cv)

Variando entre 100 a 200 cavalos, os tratores médios apresentam mudanças de acordo com a marca e modelo. Por terem uma potência maior, também apresentam melhor capacidade nos sistemas hidráulicos e na maioria dos casos, transmissões com maior durabilidade.

É muito importante que você observe as vazões hidráulicas, que geralmente ficam em torno de 65 a 120l/min. Essa dica serve também para todas as regiões do país, independente do clima do local de agricultura, ou se a máquina é nova ou não. Por exemplo, se você for comprar tratores usados no Rio Grande do Sul (RS) ou tratores usados em Pernambuco, regiões com temperaturas climáticas antagônicas, deve observar da mesma maneira as vazões hidráulicas

Tratores Grandes (acima de 200 cv)

Cuidado na hora de adquirir tratores de grande porte. Eles possuem grande fonte de potência e a sua ociosidade pode encarecer os custos da fazenda.

São tratores robustos, que variam em média de 200 a 400 cavalos. Além disso, tem capacidade para operar em longas e exigentes jornadas de trabalho.