Terra da Cachaça fechada: Prefeitura de Salinas decreta lockdown

Decreto em Salinas (MG) proíbe o funcionamento de serviços não essenciais e a circulação de pessoas (Divulgação/Prefeitura de Salinas)

A prefeitura de Salinas, cidade conhecida como a Terra da Cachaça, decretou lockdown, ou seja, medidas mais rígidas de isolamento social, para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Pelo menos até segunda-feira (15), está proibido o funcionamento de comércios e qualquer atividade considerada não essencial. Supermercados, açougues, padarias, sacolões e farmácias podem funcionar apenas por Delivery, de acordo com o decreto publicado na última terça-feira (9) pelo prefeito José Antônio Prates (PSD).

A circulação de pessoas em qualquer horário também está proibida, “salvo por motivo de força maior”, como consultas médicas ou para trabalhadores dos serviços considerados essenciais.

O decreto veta qualquer tipo de aglomeração, “inclusive de pessoas da mesma família que não residam na mesma unidade habitacional, independentemente do número de pessoas até o dia 21 de junho de 2020”.

Quem desrespeitar as regras impostas pelo decreto poderá ser punido. As autoridades poderão aplicar multa diária de até R$ 1 mil para estabelecimentos comerciais, além da possibilidade de embargo e/ou interdição de estabelecimentos. Para pessoas físicas, a multa pode chegar R$ 150.

Segundo o boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), publicado neste sábado (13), Salinas tem uma morte em decorrência da Covid-19. Para justificar o lockdown, a prefeitura destacou que a cidade está próxima a locais com número considerável de óbitos pela doença, além de receber pela BR 342, um fluxo grande veículos e caminhões de diversas cidades do Brasil.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!