Após incentivo de Bolsonaro, deputados invadem hospital no Espírito Santo

Deputado Torino Marques divulgou a ação nas redes sociais, alegando que mostraria a “realidade da situação por dentro” (Reprodução/Facebook)

Cinco deputados estaduais do Espírito Santo – Torino Marques (PSL), Lorenzo Pazolini (Republicanos), Vandinho Leite (PSDB), Danilo Bahiense (PSL) e Carlos Von (Avante) – invadiram o Hospital Dório Silva, no município de Serra, na última sexta-feira (14), após sugestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que apoiadores entrassem e filmassem hospitais.

O deputado Torino Marques compartilhou a ação nas redes sociais, alegando que mostraria “a realidade da situação por dentro”.

A visita dos parlamentares não agradou profissionais da área da saúde. Em nota (leia abaixo na íntegra), a Secretaria de Estado de Saúde do Espirito Santo repudiou a ação que classificou como “invasão”. “É inadmissível esse tipo de atitude, no momento em que o Espírito Santo, o País e o mundo enfrentam a mais grave crise de saúde em nossa geração. Mais grave é o fato de que tal atitude foi insuflada por uma declaração irresponsável do chefe da Nação”, diz a nota.

Segundo a Sesa (Secretaria de Saúde) a ação dos invasores colocou pacientes e servidores em risco, já que eles “quebraram todo tipo de protocolo sanitário, transitando em alas destinadas a pacientes com Covid e alas de outras enfermidades”, além de constranger e violar o direito de imagem das pessoas filmadas sem autorização.

“Esta Secretaria nunca se furtou de prestar informações ao Legislativo e a toda sociedade Capixaba. Contudo, a legislação prescreve todas as vias legais e não será o abuso de poder e a intimidação que nos levará a superar essa pandemia”, finalizou.

Incentivo

Os deputados atenderam uma sugestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que incentivou, em uma live na última quinta (11), que seus apoiadores invadissem e filmassem hospitais, verificando se os leitos estão sendo ocupados.

“Arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso, mas mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão sendo ocupados ou não”, disse o chefe do executivo.

Essa não é a primeira vez que apoiadores seguiram a sugestão do presidente e causaram confusão em hospitais. Na sexta (12), um grupo de pessoas invadiu o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro. Ao Jornal O Globo, testemunhas disseram que uma das pessoas do grupo chutou portas, derrubou computadores e tentou invadir leitos de pacientes internados.

Nota da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo

A Secretaria de Saúde (Sesa) manifesta repúdio à invasão das instalações do Hospital Dório Silva, no município da Serra, por alguns deputados estaduais e outras pessoas estranhas ao ambiente hospitalar. É inadmissível esse tipo de atitude, no momento em que o Espírito Santo, o País e o mundo enfrentam a mais grave crise de saúde em nossa geração. Mais grave é o fato de que tal atitude foi insuflada por uma declaração irresponsável do chefe da Nação.

Tal atitude intempestiva, por parte dos invasores, colocou em risco pacientes e servidores, já que estes indivíduos quebraram todo tipo de protocolo sanitário, transitando em alas destinadas a pacientes com Covid e alas de outras enfermidades.

Além da violação do direito à imagem de todas as pessoas constrangidas pelos invasores por meio da captação de imagens sem autorização, o ato é um desrespeito aos familiares que, devido a esses protocolos, não podem sequer ter contato com seus entes queridos.

Lamentamos o ocorrido e clamamos que as autoridades constituídas tenham dimensão de suas responsabilidades neste momento.

Esta Secretaria nunca se furtou de prestar informações ao Legislativo e a toda sociedade Capixaba. Contudo, a legislação prescreve todas as vias legais e não será o abuso de poder e a intimidação que nos levará a superar essa pandemia.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!