Museu de História Natural da UFMG é atingido por incêndio

incêndio museu ufmg
O fogo atingiu o telhado e paredes do museu (CBMMG/Divulgação)

Um incêndio atingiu parte do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG na manhã desta segunda-feira (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros mineiro, o fogo começou por volta das 6h25.

O telhado do museu, que fica no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte, foi atingido pelo fogo. Ainda segundo os bombeiros, parte do material fóssil do acervo foi atingido e as paredes do museu ficaram comprometidas.

O fogo já foi controlado e não há vítimas. Ainda não há detalhes sobre o que foi atingido pelo incêndio e a Polícia Federal enviou uma equipe ao local para investigar o ocorrido.

O incêndio comprometeu as paredes do museu (CBMMG/Divulgação)

O museu dispõe de um acervo formado por mais de 265 mil itens nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.

O fogo se alastrou pelo telhado (CBMMG/Divulgação)

As dependências do museu incluem, ainda, um auditório, um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial. Ele está instalado em uma área de vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne espécies nativas e exóticas.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!