Casa de shows ‘A Autêntica’ anuncia encerramento das atividades

autentica fechamento bh savassi
‘A Autêntica’ anunciou o fechamento em suas redes sociais (Arquivo Pessoal/Leo Moraes)

A casa de shows “A Autêntica” informou, na noite dessa segunda-feira (16), o encerramento das atividades na sede localizada na rua Alagoas, na Savassi, na região Centro-Sul de BH. A casa, que é referência da cena autoral na capital mineira, foi prejudicada pela pandemia e por um imbróglio envolvendo os proprietários do terreno onde fica o pub.

De acordo com Leo Moraes, dono da Autêntica, o anúncio não se trata de uma despedida. “É um até logo, não é um adeus. Quando passar essa loucura toda, vamos voltar, em um lugar diferente. Só precisamos ter um cenário mais claro sobre o retorno e os efeitos da pandemia”, explica o proprietário.

Em cinco anos de funcionamento, foram 910 eventos realizados, com mais de mil artistas e aproximadamente 160 mil pessoas passando pela casa de shows.

Dificuldades

Leo conta que, há cerca de um ano, a casa começou a enfrentar dificuldades para continuar no mesmo local, na rua Alagoas, na Savassi. Isso porque os donos do terreno têm interesse em construir um prédio na área. “Nós já tínhamos a expectativa de sair de lá, por conta desse interesse em construírem no terreno. Mas tínhamos uma sobrevida de ficar por mais um mês, sempre com uma nuvem em cima. Com isso, já estávamos olhando outros imóveis para sair de lá”, conta Leo.

Com o início da pandemia da Covid-19 e fechamentos dos bares, restaurante e casas de shows, a casa optou por antecipar o fechamento. “Tínhamos a expectativa de nos manter lá por 2020 e só mudar em 2021. Com a pandemia, não conseguimos renegociar o aluguel e estávamos pagando para não funcionar, correndo risco de reabrir e ter que fechar três meses depois, para entregar o imóvel para os donos. Então, achamos melhor já devolver e interromper o aluguel”, relata.

Novo local

Leo garante ainda que o local vai voltar a funcionar, mas ainda sem previsão e sem um novo endereço definido. “Assim que tivermos notícias sobre o retorno de eventos, vamos nos mobilizar para encontrar um novo local. São várias opções, vai depender do resultado da pandemia, se nos mudamos para uma sede do mesmo tamanho ou menor, não essa definição no momento”, garante o proprietário.

Ver essa foto no Instagram

Bom pessoal, essa é uma notícia que gostaríamos de dar de outra forma, em outras circunstâncias, mas infelizmente não foi possível. . Como várias pessoas já sabem, a situação do imóvel da Autêntica já é tensa há bastante tempo. A intenção dos proprietários é demolir a casa e construir um prédio, e já tivemos, em mais de uma ocasião, o aviso de que teríamos que sair dali, mas era sempre adiado. O último aconteceu em maio do ano passado, e a previsão era de entregarmos o imóvel até janeiro desse ano. . Veio a #covid19 e, como todo mundo, tentamos negociar a nossa permanência, mas não tivemos sucesso. Uma vez que a demolição é iminente, não faria sentido seguirmos pagando aluguel de portas fechadas. Entregando o imóvel agora conseguiremos estancar a sangria (perdão pela expressão viciada) e poderemos nos preparar com mais tranquilidade para a reinauguração em outro local. . Ficamos tristes pois, se a saída do nosso querido galpãozinho já era antecipada, esperávamos fazer esse anúncio já com novo endereço garantido, e com uma intensa programação de despedida, com shows, festas, Sessões Autênticas especiais, documentário, e todas as honrarias que um espaço que nos deu tantas alegrias merece. Foram cinco anos de música, encontros, e histórias que não se apagarão das nossas memórias. . Comunicamos oficialmente que não retornaremos mais no mesmo local, mas estamos confiantes que, muito em breve, o espírito da Autêntica encarnará em uma nova casa, ainda mais incrível. Ainda há páginas a serem escritas, e essa história não acaba por aqui. . Enquanto isso, gostaríamos de pedir que todas as pessoas que passaram pela casa, como público, como parceiros, ou como artistas, que compartilhem casos, fotos, vídeos, etc, com a hashtag #foinaautentica para celebrarmos esses 5 anos. Vamos compilar o material para registrar esse local, que recebeu tanta gente maravilhosa. Nossa mais profunda gratidão a todos vocês, e até breve! . Essa foto do Billy Cobhan tocando na inauguração é do @flaviocharchar ♡ #aautentica

Uma publicação compartilhada por A Autêntica (@aautenticabh) em

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!