Kalil anuncia laboratório para testes da Covid-19 e rebate críticas

kalil anuncia laboratorio rebate governo estadual
Prefeito foi criticado por secretário-geral do Estado por decisão de abrir shoppings populares (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (17), a abertura de um laboratório para testes da Covid-19 na capital. Em sua conta no Twtter, Kalil reagiu às críticas feitas pelo secretário-geral do Governo de Minas Gerais, Mateus Simões, e afirmou que a cidade “continua em guerra” para combater o avanço do vírus.

Mais cedo, ainda nesta quarta, Simões fez duras críticas à administração municipal da capital (relembre aqui) e acusou a gestão de Kalil de não cumprir compromissos de expansão de leitos. O secretário avaliou medidas como a abertura de shoppings populares em BH como precipitadas e anunciou medidas do governo para ampliar a assistência “que o município não foi capaz de ampliar”.

Agora, Kalil informou que o novo laboratório de testes PCR na capital já começa a funcionar na próxima segunda (22), e enfatizou os esforços que a administração municipal tem empreendido para combater a doença: “Aumentaremos por conta própria nossa capacidade de testes da Covid-19. Continuamos em guerra”.

O BHAZ perguntou, no início da noite de hoje, se governo de Minas gostaria de repercutir a fala do prefeito, no entanto, até o fechamento desta matéria. Tão logo o Estado se pronuncie, o conteúdo será atualizado.

‘Pé no freio’

Também nesta quarta, o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falaram sobre a situação da Covid-19 no Estado (veja detalhes aqui) e anunciaram a necessidade de regredir e fechar alguns comércios em duas regiões. Houve uma aceleração, e com isso, nós temos de colocar o pé no freio. Não podemos estar brincando com o vírus”, disse.

Conforme o governador, a região Central do Estado já estava na “Onda Branca” do programa de flexibilização da economia e vai voltar para a “Onda Verde”. Isso significa que os comércios não essenciais, ou seja, lojas de roupas, joalherias, pet shops, entre outros, terão que fechar as portas (relembre as etapas do Minas Consciente aqui).

Já a região Norte estava em uma etapa mais avançada, a “Onda Amarela”. No local, estava permitido o funcionamento de hotéis, papelarias, lojas de departamento, entre outros. Agora, a região voltará para a “Onda Branca”.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!