Quatro em cada dez gripados estão com Covid-19 em Minas, diz SES-MG

covid avança minas
Covid-19 avança em Minas Gerais (Amanda Dias / BHAZ)

O número de pessoas que testam positivo para a Covid-19 disparou em Minas Gerais. O alerta é do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Atualmente, a chance de uma gripe estar sendo causada pelo novo coronavírus é de 39%. Isso significa que, a cada 10 pessoas gripadas, seis estão com a enfermidade no Estado. Minas Gerais tem 10.658 infectados e 570 óbitos.

“O que nós notamos, a medida que a epidemia foi avançando, foi uma mudança no padrão de positividade nos casos e dos exames realizados em nossos laboratórios. No início da epidemia, para cada 100 exames que fazíamos, nós tínhamos dois ou três exames positivos. Esse quadro, vem mudando ao longo do tempo. De forma que hoje, nós estamos com 39% de casos positivos quando os exames são realizados. Isso, de uma forma geral, significa que a chance de um cidadão com um quadro gripal, em Minas Gerais, ter Covid está em 39%”, explicou Amaral

Para o titular da pasta, essa informação mostra, claramente, que há uma progressão da circulação do vírus na comunidade. Cerca de 40% das pessoas gripadas estão, teoricamente, espalhando o coronavírus para outros indivíduos. “Todo quadro gripal, que estiver estável, com poucos sintomas, ele deve ficar isolado em casa. Se essas pessoas saírem, por causa de poucos sintomas, e circularem, elas tem hoje uma chance muito grande de estarem transmitindo o coronavírus”, reforçou.

Governo pode intervir

O Governo de Minas pode intervir em regiões que estão com o crescimento no número de casos de Covid-19 descontrolado. Em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (18), o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), disse que o crescimento de infectados e mortes provocados pela doença nos últimos dias é preocupante e que o Estado pode tomar “medidas drásticas”. O lockdown em BH e região metropolitana não está descartado.

“Esse crescimento [de casos] está nos causando desconforto. Nós esperávamos esse aumento, mas não como tem se comportado nos últimos dias. Por isso, eu peço à população e aos prefeitos que façam tudo que está ao seu alcance, pois, caso contrário, infelizmente, teremos de tomar uma medida mais drástica, caso os números continuem perdurando em algumas regiões que estão nos causando preocupações”, disse o governador.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!