Arquidiocese de BH divulga novas regras para retomada de missas presenciais

retorno missas presenciais bh
Documento prevê, entre outras regras, celebrações mais breves e com agendamento (Amanda Dias/BHAZ)

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente a realidade de diversas esferas da sociedade e agora chegou a vez dos fiéis católicos se reorganizarem. A Arquidiocese de BH apresentou, nesta quinta-feira (18), novas orientações e critérios para a retomada das missas nas igrejas da capital mineira.

Distanciamento de dois metros entre as pessoas, mais espaços entre bancos e cadeiras, obrigatoriedade do uso de máscaras por todos no interior dos templos e disponibilidade de álcool em gel na entrada e saída das igrejas são algumas das novas diretrizes previstas no documento “Evangelização missionária: um novo tempo”, assinado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira, e pelos bispos auxiliares da Arquidiocese, dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís da Silva e dom Vicente Ferreira.

Além de pontuar algumas regras, o texto orienta as comunidades da capital e de outros 27 municípios a seguirem as recomendações das autoridades locais. O documento está disponível na íntegra no site da Arquidiocese (acesse aqui).

‘Novo tempo’

Entre as recomendações para o “novo tempo” da prática do catolicismo na capital, estão as medidas já conhecidas dos belo-horizontinos para a circulação em espaços públicos, como o uso de máscaras e álcool em gel. Mas há também algumas sugestões específicas para o ambiente das igrejas, como celebrações mais breves, com público reduzido e com informação sobre o número máximo de fiéis na entrada de cada templo.

“Sugerimos uma equipe de acolhida para controlar a entrada das pessoas e para conduzir os fiéis dentro da igreja, bem como sua saída”, orienta o documento, que prevê também a entrada e saída dos fiéis por portas diferentes, sempre que possível.

A Arquidiocese também recomenda que a igreja mantenha cinco lugares vagos para a entrada daqueles que não têm acesso ao agendamento e que haja atenção especial às pessoas em situação de rua. Também é proposta uma reorganização nos assentos: “Onde houver bancos, deve-se respeitar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas; além disso, devem ser intercalados bancos ocupados por pessoas e bancos vazios. As cadeiras desnecessárias serão retiradas ou devidamente isoladas”.

O documento completo, com todas as orientações, pode ser acessado aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!