Família abre caixão de vítima com Covid-19, contrai a doença e é indiciada

familia abre caixao vitima covid indiciada
Familiares da idosa ignoraram recomendações de isolamento após contrair a doença (Divulgação/PCMG + Adão de Souza/PBH)

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou cinco familiares de uma mulher que morreu com Covid-19 em abril. Durante o velório da vítima, os parentes abriram o caixão, acabaram contraindo a doença e não cumpriram as recomendações de isolamento social. O inquérito, concluído nesta quinta-feira (18), culminou na responsabilização dos envolvidos.

O caso aconteceu em Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ficou apurado que, durante o velório e enterro da senhora, que faleceu em decorrência da Covid-19 no dia 26 de abril, os parentes da vítima abriram o caixão e se expuseram ao risco de infecção ao coronavírus.

“Após este episódio, todos os parentes foram cientificados e assinaram terno de responsabilidade para cumprirem o isolamento social, de forma que de todos eles, que acompanharam o enterro, cinco testaram positivo para a Covid-19”, explicou delegado que conduz as investigações, Ricardo Cesari Oliveira.

Além da confirmação de que os cinco parentes foram infectados, também ficou comprovado que eles não cumpriram a determinação de isolamento social e, por isso, foram indiciados. O crime de infração de medida sanitária está previsto no artigo 268 do Código Penal e a pena é de detenção de um mês a um ano e multa – podendo variar caso o indiciado seja profissional da área da saúde.

Mortes confirmadas

Até a manhã desta sexta-feira (19), foram confirmados 26.052 casos de coronavírus em Minas, conforme dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Também foram registradas 600 mortes, sendo a maioria de homens.

A hipertensão continua sendo a principal comorbidade entre os óbitos registrados, seguida de doenças cardiovasculares e diabetes. Ao todo, 166 municípios mineiros já registraram mortes desde a chegada do vírus ao Estado.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!