Minas atinge 600 mortes por Covid-19 e alcança 88% de leitos ocupados

minas mortes coronavírus
Minas Gerais atingiu a marca de 600 mortos pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais atingiu a marca de 600 mortos pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira (19), segundo a SES-MG (Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais). Além disso, o governo também anunciou que a ocupação de leitos de UTI no Estado passou de 72,17% para 88,44% em 24 horas – enquanto os específicos para pacientes da Covid-19 alcançaram 10,08% de ocupação.

Veja o que mudou em relação ao boletim dessa quinta-feira (relembre aqui):

  • 26.052 casos confirmados (+ 4,6%)
  • 10.314 casos em acompanhamento (- 3,23%)
  • 15.138 de casos recuperados (+ 10,67%)
  • 600 mortes provocadas pela doença (+ 5,26%)

Em entrevista coletiva, o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, informou um aumento na ocupação dos leitos de UTI, atingindo a maior marca desde o início da pandemia, com 88,44%. Contudo, o dado é sobre as UTIs para todas as enfermidades – as para os pacientes da Covid-19 chegaram a 10,08% de ocupação.

O secretário adjunto disse que o aumento se deve ao grande número de pessoas que voltaram a circular pelas ruas. “Vemos aumento do movimento das pessoas nas ruas e isso, natural e infelizmente, acaba fazendo com que os índices da Covid-19 aumentem. Observamos também que isso acaba ocasionando outros problemas que também necessitam de leitos de UTI”.

Lockdown por região

O pico da epidemia em Minas está previsto para o dia 15 de julho. João Pinho, chefe de gabinete da SES-MG, não descarta o lockdown para algumas regiões. “Há cerca de dez dias, começamos a criação do protocolo para lockdown, que esperamos não usar. Não é para o Estado todo, mas estamos desenvolvendo, junto com a polícia, a Defesa Civil e os bombeiros, o que deveria acontecer caso houvesse necessidade de restringir as atividades e o nosso ir e vir de forma mais efetiva do que a onda verde do programa Minas Consciente”.  

“Quando falamos na possibilidade do lockdown, é por municípios. Não conseguiríamos, se fosse necessário, fazer lockdown no Estado inteiro, até porque cada região tem seu comportamento e sua situação. Há regiões melhores que outras, hoje. O protocolo terá foco no município. Acompanharíamos e, caso fosse necessário, esse protocolo viria a ser efetivado”, explicou o chefe de gabinete da SES-MG.

Belo Horizonte segue como a cidade mais atingida pela doença, com 3.789 casos confirmados da Covid-19 e 90 mortes. As cidades do interior mais afetadas são: Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 2.608 casos confirmados e 51 mortes; Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 916 casos e 39 óbitos; e Ipatinga, no Vale do Aço, com 777 pessoas infectadas e 26 mortes.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!