Em menos de uma semana, pai e filha morrem com Covid-19 em BH

pai filha morrem covid-19 bh
Pai e filha morreram em um intervalo de quatro dias (Arquivo Pessoal/Ítalo de Jesus)

ATUALIZAÇÃO ÀS 15h: Matéria atualizada às 15h do dia 22/06 com posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde

O vendedor ambulante Paulo Roberto Dias Câmpara, de 75 anos, e sua filha, Samira Diniz Câmpara, 40, morreram em Belo Horizonte em menos de uma semana, devido a complicações da Covid-19. Em meio à dor das perdas, a família também precisa lidar com a preocupação de ter mais uma parente internada por coronavírus e suspeitas de falhas no atendimento médico.

O martírio começou no dia 3 de junho, quando Paulo Roberto deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Odilon Behrens, na região Noroeste da cidade. Fumante e com problemas respiratórios, o vendedor foi testado para coronavírus, mas, segundo a família, o resultado deu negativo.

“Meu sogro fumava um maço de cigarro por dia. Ele deu entrada com esse quadro na UPA do Odilon. Fizeram o teste [para Covid-19] e deu negativo. Lá tinha enfermeiro sem equipamento, sem toda aquela segurança. Minha esposa e minha cunhada foram dormir com ele. Foi quando minha cunhada contraiu a doença”, conta ao BHAZ Ítalo de Jesus, genro de Paulo.

No dia 5 de junho, o quadro de saúde de Paulo Roberto piorou e ele deu entrada no CTI do mesmo Odilon Behrens, quando foi feito um novo teste para o novo coronavírus. Desta vez, o resultado deu positivo. Menos de dez dias depois, no último sábado (13), o vendedor acabou morrendo.

Esposa e filha no hospital

Enquanto Paulo Roberto ainda estava internado no CTI, a esposa e uma das filhas dele começaram a enfrentar os males da doença que assola o mundo. Samira começou a passar mal no dia 8 de junho e procurou, imediatamente, atendimento no bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte. A mãe dela – e esposa de Paulo Roberto – também apresentava alguns sintomas e foi junto à unidade de saúde.

“Ela foi até o posto de saúde, mas, chegando lá, foi tratada como se fosse dengue. Não quiseram medicar e falaram que era dengue”, conta Ítalo, cunhado de Samira. “Mas ela teve uma piora e ela voltou ao posto no dia 10. Eles constataram que a saturação tava baixa e mandaram ela direto para UPA do bairro São Paulo. De lá, foi transferida junto com minha sogra para o hospital Eduardo de Menezes de ambulância”, conta.

Samira foi atendida na unidade, referência no atendimento de pacientes com coronavírus na capital mineira, já em estado grave. Ela e a mãe estavam com coronavírus. Samira não resistiu e faleceu nessa quarta-feira (17). “Ela deixou um menino de 11 anos. Ela era querida no bairro onde morava por ser uma cabeleireira e esteticista muito boa. Estamos muito tristes”, desabafa o parente.

Discriminação e boatos

Ítalo de Jesus conta que agora, a família está preocupada com os cuidados com a sogra Silveira Maria Candida Diniz, de 68 anos – mãe de Samira e esposa de Paulo Roberto. “Ela foi internada junto com a Samira, mas está bem e o quadro dela não é grave, graças a Deus. Ela não está nem entubada”, explicou.

Além do sofrimento, eles também enfrentam o preconceito. “Estão espalhando boatos, fazendo brincadeiras de mau gosto. Falando que estamos com o vírus. Mas nosso teste deu negativo para Covid-19. Já não bastasse a dor de perder gente da gente”, lamenta.

Denúncias

O BHAZ entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde sobre a denúncia do genro de Paulo Roberto e cunhado de Samira Câmpara, do não uso de equipamentos na UPA Odilon Behrens e também do erro de diagnóstico no primeiro atendimento da Samira, que informou por meio de nota (confira na íntegra abaixo) que a família será testada para Covid-19. E em relação aos EPI’s, garantiu que toda equipe técnica é capacitada e orientada ao uso de equipamentos de proteção individual.

Nota Secretaria Muncipal de Saúde

A família será testada para Covid-19. A equipe do Centro de Saúde de referência já está em contato para agendamento do exame, por meio de busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde e contato por telefone.

A Secretaria Municipal de Saúde monitora o estado de saúde e testa familiares que vivem no mesmo imóvel de pacientes confirmados para Covid-19, residentes de Belo Horizonte, internados em hospitais ou ainda que tenham evoluído a óbito.

Toda equipe técnica está capacitada tanto em relação ao atendimento clínico dos casos suspeitos quanto ao uso de equipamentos de proteção individual.

A Secretaria Municipal de Saúde vai apurar o ocorreu em relação ao atendimento no centro de saúde.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!