Simões diz que Kalil promove ‘ofensas pessoais’ e responde prefeito

(Abraão Bruck/CMBH + Amanda Dias/BHAZ)

O secretário-geral do Estado, Mateus Simões, usou as redes sociais, na noite desta sexta-feira (19), para rebater as declarações do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), dadas em coletiva de imprensa. Simões disse que o prefeito alega estar “em guerra” contra a Covid-19, mas mantém shopping populares abertos.

“Alguns, sem conseguir dar explicações reais sobre questões reais, passam a promover ofensas pessoais. Triste constatar isso quando se busca salvar vidas”, publicou Simões na conta pessoal do Twitter.

Mais cedo, Kalil não poupou ataques ao governo liderado por Romeu Zema (Novo). “Quando fechamos a cidade, sofremos duras críticas, inclusive do governo. O secretário-geral (Mateus Simões) diz em lockdown, que agora fala em lockdown, disse que não entendia tanta pressa. Talvez agora ele entenda a pressa”, afirmou o prefeito de BH.

Em outro momento, Kalil disse que o Governo de Minas demorou para reagir diante da pandemia e que agora não adianta falar. “Protocolos não resolvem. O que resolve são médicos, intensivistas, virologistas. Esqueceram e só lembraram disso em junho… Balançar bochecha gorda em microfone não vai dar. Tem que arregaçar a manga e trabalhar”.

Simões defendeu o protocolo criado pelo Governo de Minas e destacou alguns pontos dele. “O Estado criou um protocolo seguro de reabertura econômica, pensado para ser mais rígido em momentos mais delicados. Isso é entender as mudanças e dar respostas em situações de crise”.

Leitos

O secretário do governo Zema também pontuou que Minas Gerais abriu “quase 1 mil leitos de UTI desde o início do ano”. O número representa uma taxa de crescimento de 48%.

“Somente respiradores, foram 27 novos equipamentos para leito e 10 de transporte para o sistema de saúde localizado na capital, fora os mais de 90 aparelhos que estavam estragados e foram consertados”.

Ao final da publicação, Simões voltou a criticar o funcionamento de shopping populares em Belo Horizonte durante a pandemia e mandou um recado para Kalil.

“Enquanto isso, outros dizem estar em guerra mantendo abertos shopping populares, repletos de aglomerações”, finalizou.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!