Minas bate recorde de mortes por Covid-19 em 24h e lockdown é cogitado

coronavírus mortos covid
Mortos pelo novo coronavírus chegam a 636 em Minas Gerais (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais bateu recorde em número de mortos pelo novo coronavírus em 24h, neste sábado (20). De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), foram registrados 36 novos óbitos, o maior número desde o início da pandemia. O número expressivo acontece dias depois do governador Romeu Zema (Novo) cogitar a possibilidade de lockdown em algumas regiões.

Veja o que mudou em relação ao boletim dessa sexta-feira (relembre aqui):

  • 27.305 casos confirmados (+ 4,8%)
  • 10.680 casos em acompanhamento (+ 3,54%)
  • 15.989 de casos recuperados (+ 5,62%)
  • 636 mortes provocadas pela doença (+ 6%)

É a primeira vez que o Estado registra 36 mortes em 24h. Belo Horizonte segue como a cidade mais atingida em Minas Gerais, são 96 óbitos e 3896 casos confirmados da Covid-19. Em seguida aparece Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 51 mortes e 2.640 infecções pelo novo coronavírus.

Lockdown não está descartado

O Governo de Minas pode intervir em regiões que estão com o crescimento no número de casos de Covid-19 descontrolado. Em pronunciamento realizado na última quinta-feira (18), o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), disse que o crescimento de infectados e mortes provocados pela doença nos últimos dias é preocupante e que o Estado pode tomar “medidas drásticas”. O lockdown em BH e região metropolitana não está descartado.

“Esse crescimento [de casos] está nos causando desconforto. Nós esperávamos esse aumento, mas não como tem se comportado nos últimos dias. Por isso, eu peço à população e aos prefeitos que façam tudo que está ao seu alcance, pois, caso contrário, infelizmente, teremos de tomar uma medida mais drástica, caso os números continuem perdurando em algumas regiões que estão nos causando preocupações”, disse o governador.

Zema disse que a preocupação do Estado é o sistema de saúde, que pode não ter condições de suportar o aumento de contágio. Segundo ele, em apenas um mês, a ocupação de leitos em Minas dobrou de 7% para 14%. “Se continuar assim, em um mês teremos o estrangulamento da saúde”, disse.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!