Home NotíciasPolíticaDuda Salabert abandona candidatura à PBH e declara apoio a Áurea

Duda Salabert abandona candidatura à PBH e declara apoio a Áurea

duda câmara

A professora Duda Salabert (PDT) informou hoje, pelas redes sociais, que desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura da capital mineira nas eleições deste ano. Duda disse que vai apoiar o projeto encabeçado pela atual deputada federal Áurea Carolina (PSOL). A educadora anunciou que irá concorrer à uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, pelo PDT.

No post, Duda agradeceu ao apoio. “Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas)”, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

O que plantarmos hoje colheremos amanhã. Nesse sentido, as eleições deste ano são sementes do que frutificará nas eleições presidenciais de 2022. Como estaremos, nós progressistas, daqui dois anos? Estaremos organizados e fortes para vencermos nas urnas Sérgio Moro, Bolsonaro, Dória, Huck? A resposta para essas perguntas estão nos passos que damos hoje. . . . As pesquisas eleitorais para presidente tem mostrado que se as eleições fossem hoje, a vitória seria novamente do Bolsonarismo, ficando entre Moro e Bolsonaro a disputa pelo protagonismo deste campo, que é alimentado por forças ultrarreacionárias, neoliberais e até mesmo fascistas. Por isso, no tempo do agora, é necessário lambermos nossas feridas, reconhecermos nossas falhas, nos organizarmos e nos unirmos em torno de um projeto popular de país. Ninguém solta a mão de ninguém tem que ser mais do que uma frase, tem que ser uma prática. . . Nesta semana, Áurea Carolina, deputada federal, anunciou que disputará a prefeitura de BH. E mais do que isso: buscará unificar as forças e partidos para construção coletiva de uma BH democrática, popular e progressista. Essa sinergia de forças populares , de movimentos sociais, de coletivos e de partidos progressistas é, na minha leitura, o remédio para a crise política em que estamos mergulhados. Por isso, perante esse desafio posto, retiro minha pré-candidatura à prefeitura de BH. E coloco minha energia na luta por essa unidade popular. . . Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas). Obrigada! . . E como nossa luta é por democracia, coloco-me como pré-candidata à vereadora de BH, trazendo para disputa eleitoral as bandeiras que carrego: educação, meio ambiente, maternidade, diversidade, renda mínima, geração de empregos e direitos dos animais. Vamos juntas por essa BH que amamos!

Uma publicação compartilhada por Duda Salabert (@duda_salabert) em

Áurea Carolina agradeceu o apoio da colega. “Duda querida, que importante é o seu gesto e que honra é poder contar [com] o seu apoio! Vamos continuar batalhando por uma frente ampla de esquerda capaz de defender avanços democráticos na nossa cidade e fazer bonito nessas eleições! Eu fico emocionada só de imaginar você ocupando a Câmara Municipal de BH”, escreveu, também na rede social.

Histórico

Duda Salabert foi a primeira travesti a concorrer ao Senado, em 2018, tendo obtido 351.874 votos válidos em Minas Gerais. A professora é filiada ao PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes, desde setembro de 2019. À época, Duda deixou o PSOL e acusou o partido de “transfobia estrutural”.

Aline Diniz

Aline Diniz

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

Comentários