Plano de lockdown em Minas deve ser usado próximo ao pico no 15 de julho

Aumento do número de casos pode impactar na adoção de um lockdown (Amanda Dias/BHAZ)

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) já tem em mãos o plano de lockdown que poderá ser aplicado em macrorregiões, caso as ocorrências continuem em aceleração e saia do controle nessas áreas do Estado. Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22), na Cidade Administrativa, o secretário de saúde, Carlos Amaral, disse que o pico da doença está previsto para o dia 15 de julho.

O Estado chegou a 28,9 mil casos confirmados da Covid-19 e 688 mortes provocadas pela doença. Confira o que mudou em relação ao boletim desse domingo (21):

  • 28.918 casos confirmados (aumento de 4,62%)
  • 688 mortes (aumento de 4,08%)
  • 11.190 casos em acompanhamento (aumento de 6,23%)
  • 17.040 casos recuperados (aumento de 3,61%)

Nos últimos dias, devido à aceleração do contágio do novo coronavírus, o termo lockdown – o fechamento total das cidades – ganhou força no planejamento do Governo de Minas.

“Não será adotado em todo Estado [o lockdown]. Se necessário, será adotado em regiões específicas com tendências a explosão ou descontrole. Lockdown é uma alternativa, mas não é necessário. É importante o distanciamento, a adesão ao Minas Consciente e o isolamento adequado para controlar os casos e a necessidade de ter um lockdown”, disse o secretário.

“É impróprio se falar em flexibilização no momento, não é o momento disso”, complementou. O alvo do lockdown projetado pelo Estado são as regiões com casos mais graves e descontrole da doença. Na semana passada, Belo Horizonte e municípios da região metropolitana foram citados pela SES-MG como possíveis locais de necessidade de um lockdown.

O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, disse nesta segunda-feira (22) que o Estado já tem o plano de ação em mãos. “Desde que nos preparamos para a pandemia já vinhamos trabalhando naquilo que eventualmente seria necessário para o enfrentamento da pandemia. De modo que já foi pensado o protocolo para se partir para o lockdown e a questão agora merece alguns ajustes técnicos mais próximos daquilo que é estimado ao pico da pandemia”, disse.

Segundo Cabral, o momento de usar o plano de trancamento das cidades pode estar associado à proximidade com o pico de casos. “Sobre a necessidade de usá-lo em breve, cada vez mais, se aproximando do pico, por estimativa, a gente imagina em um agravamento desses números, a gente parta para um lockdown. Precisamos ter isso em mente para que não sejamos surpreendidos por uma situação mais grave”, afirmou o secretário adjunto.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!