Metrô de BH vai funcionar com horário reduzido a partir de quarta

Sindicato cobra melhores condições de trabalho durante a pandemia
Sindicato cobra melhores condições de trabalho durante a pandemia (Henrique Coelho/BHAZ)

O metrô de Belo Horizonte vai funcionar em horário reduzido a partir desta quarta-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia on-line realizada pelos metroviários. A justificativa é a falta de segurança durante a pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao BHAZ, Robson Zeferino, diretor jurídico do Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), disse que a decisão foi tomada após análise de vários fatores.

“A CBTU (Companhia Brasileia de Trens Urbanos), por vontade própria, colocou o metrô para funcionar no horário das 5h30 às 20h, mesmo o Judiciário determinando a escala mínima. Temos observado o aumento no número de trabalhadores infectados e a não higienização correta de trens e estações”, diz.

Zeferino entende que a população necessita do transporte, mas alerta. “Nós precisamos ter condições de trabalho para manter o quadro de horários. Como isto não está acontecendo, optamos em funcionar em escala reduzida”.

Escala mínima passará a valer na quarta (Sindimetro-MG/Reprodução)

Dois funcionários, um da operação e outro da administração, testaram positivo para o novo coronavírus, o que aumentou o medo dos demais. “O metrô é um local de alto risco de contágio, já que muitas pessoas passam por lá”, destaca.

O novo horário passa a valer na quarta-feira e será por “tempo indeterminado”, conforme informou o diretor jurídico do Sindmetro.

  • Todos os dias – das 6h às 9h – das 16h30 às 20h

De acordo com Zeferino, o sindicato tentou dialogar com a CBTU, porém os representantes se “mostraram irredutíveis”. “Vamos aguardar o judiciário”, conclui.

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), CBTU disse que “desde o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no País, a Companhia vem trabalhando em favor da proteção e da segurança de seus empregados e dos milhares de usuários que circulam pelo sistema diariamente”.

Nota da CBTU

“A CBTU Belo Horizonte ajuizou, nesta segunda (22/6), ação cautelar que solicita ao Tribunal Regional do Trabalho a garantia de uma escala que minimize os efeitos da paralisação anunciada pelo Sindicato dos Metroviários de Belo Horizonte (SINDIMETRO-MG), com início previsto a partir da 0h da próxima quarta-feira (23/6).

Considerando o caráter essencial dos serviços prestados pelo Metrô, bem como o fato de que o sistema já vem operando em escala reduzida, das 5h40 às 20h, a Superintendência promoveu reunião com a diretoria do Sindimetro, na tarde desta segunda (22/6), após tratativas não chegou-se a um consenso, o sindicato optou pela manutenção do movimento.

A CBTU-BH reafima que desde o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no País, a Companhia vem trabalhando em favor da proteção e da segurança de seus empregados e dos milhares de usuários que circulam pelo sistema diariamente. O rol de medidas já implementadas pela CBTU-BH envolve um abrangente conjunto de ações, entre as quais: implementação de programa horário especial com escala reduzida, operação com trens acoplados (que dobram a oferta de lugares e favorecem o distanciamento social), distribuição de EPIs e insumos de proteção para colaboradores, higienização de estações com pulverizadores e produtos químicos específicos para desinfecção, qualificação de empregados próprios e terceirizados, demarcação de piso em estações para evitar aglomeração, revisão de procedimentos para o atendimento a grupos vulneráveis, afastamento de empregados inseridos em grupos de risco, adoção de escalas de revezamento, implantação do trabalho remoto, entre outras iniciativas de proteção ao trabalhador e de enfrentamento à pandemia.

Ciente de sua responsabilidade legal para com todos os públicos, desde 21 de março a CBTU-BH vem buscando ajustar suas operações às demandas da cidade. Em 25 de maio, com a publicação do Decreto Municipal que determinou a reabertura gradual do comércio e o retorno escalonado das atividades de milhares de trabalhadores que dependem do transporte sobre trilhos, a necessidade de ampliação da operação do metrô tornou-se evidente para garantir a mobilidade de todos os mineiros.

Por ora, a Companhia busca junto ao Tribunal medida cautelar que preserve a operação nos moldes atuais, ou seja, com trens circulando, das 5h40 às 20h, permanecendo em atividade quantos trabalhadores forem necessários para o cumprimento da ordem.

A Companhia segue aguardando a manifestação do TRT/MG quanto à medida cautelar interposta”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!