BH tem 95 profissionais do SUS infectados por Covid-19, diz sindicato

Sindicato defende testagem em todos os profissionais
Sindicato defende testagem em todos os profissionais (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Sindibel (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Belo Horizonte) informa que a capital mineira tem 95 profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) infectados pelo novo coronavírus. O dado é maior do aquele divulgado no Boletim Epidemiológico do Executivo municipal. A entidade cobra a realização de testes em todos aqueles que trabalham na área.

Os números disponibilizados pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) apontam que 73 profissionais de saúde da rede própria do SUS testaram positivos para a Covid-19. A maioria são técnicos de enfermagem que atuam nos Centros de Saúde – 28.

Por que os dados são diferentes?

Por que o dado do Sindibel é diferente do apresentado pela prefeitura? O presidente da entidade, Israel Arimar de Moura, explica ao BHAZ.

“Nem todos os servidores são testados pela administração municipal. Estamos questionando a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) para entendermos por qual motivo só testam os profissionais que lidam com pacientes infectados. Isso justifica a diferença dos dados”, informou.

Israel defende a testagem em todos os servidores para que o município tenha a real dimensão de como está o avanço da pandemia. “Mesmo que o profissional não esteja atuando na linha de frente ele está exposto, já que o vírus circula mais nas unidades de saúde. Todos têm que ser testados”.

Os profissionais da linha de frente são médicos, enfermeiros e técnicos. Somente eles, segundo o presidente do Sindibel, são submetidos aos testes da SMSA. “Quando outro profissional apresenta sintomas, ele é afastado por 10 dias, porém não faz exame. Ele tem que fazer na rede particular para saber se está infectado”.

Ao fazer os teste fora da rede municipal, o servidor não entra nas estatísticas do município, conforme explica Israel. “Não adianta mandar ficar em casa, tem que fazer o exame no servidor com sintomas. E não só nele, mas também nos familiares que ele mantêm contato”, destacou.

‘Situação preocupante’

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, e os Centros de Saúde Trevo e Carlos Chagas estão sendo considerados situações de surtos locais. O primeiro tem nove casos confirmados, sendo sete somente nos últimos 30 dias. Os demais contabilizam mais de 5 casos.

“O risco da pandemia aumentar, e sem o devido controle, é grande, principalmente, para quem está ligado à uma área de risco. A situação é preocupante”, ressaltou.

Israel destacou que em 12 de maio, apenas 12 servidores tinham testado positivo para a Covid-19. “Em 40 dias tivemos 83 novos casos registrados. Quatro profissionais precisaram ser internados e dois ficaram no CTI”.

O Sindibel estima que 200 profissionais possam ter tido contato com o coronavírus nos Centros de Saúde da capital mineira.

A entidade defende ainda o fortalecimento das medidas de prevenção da Covid-19, assim como o isolamento social mais contundente.

Sindicato detalhou, por local de trabalho, o número de profissionais infectados pela Covid-19 (Sindibel/Reprodução)

PBH

O Boletim Epidemiológico da Covid-19, da PBH, aponta que a capital mineira tem 73 profissionais da saúde da rede própria do SUS/BH que testaram positivo para a Covid-19 até esta terça-feira (23).

Os técnicos em enfermagem (28) e os enfermeiros (12) são as categorias com os maiores números de servidores confirmados com o vírus.

Boletim Epidemiológico da prefeitura apresenta número de profissionais do SUS/BH que testaram positivo (PBH/Reprodução)

Procurada pelo BHAZ, a SMSA disse que tem mantido diálogo constante com o Sindibel e que “já recebeu as reivindicações e que elabora nota técnica para orientar e ampliar o monitoramento dos contatos domiciliares positivos de profissionais da saúde da rede SUS-BH”.

A pasta ainda esclareceu que o profissional da saúde da PBH que apresenta sintomas respiratórios é afastado do trabalho, seja aquele que atua ou não na assistência direta aos usuários. “Casos com sintomas mais graves são testados para a Covid-19”, informou.

A prefeitura ressaltou que após a abertura do Laboratório Municiapl de Biologia Molecular vai testar “todos os trabalhadores de saúde de unidades assistenciais”.

Nota da PBH na íntegra:

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que mantém diálogo constante com o Sindbel, já recebeu as reivindicações e que elabora nota técnica para orientar e ampliar o monitoramento dos contatos domiciliares positivos de profissionais da saúde da rede SUS-BH.

É importante esclarecer que todo profissional de saúde da PBH, com sintomas respiratórios, que atua ou não na assistência direta aos usuários, é afastado do trabalho, encaminhado para agendamento de perícia e acompanhado pela equipe assistencial. Casos com sintomas graves são testados para a Covid-19.

Com abertura do Laboratório Municipal de Biologia Molecular (Laboratório de teste PCR para COVID), a Prefeitura fará exames em todos os trabalhadores de saúde de unidades assistenciais, incluindo Agente de Combate a Endemia (ACE) e Agente Comunitário de Saúde (ACS), com sintomas respiratórios. Desde o dia 21/3, todos os trabalhadores da linha de frente com sintomas gripais são testados.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – Cievs, da PBH, acompanha e orienta quanto às medidas necessárias a serem tomadas nas unidades de saúde de Belo Horizonte que tem em seu quadro profissionais confirmados pela Covid-19.

Os dados sobre profissionais da saúde testados para a Covid-19 são divulgados de segunda à sexta-feira, no Boletim Epidemiológico e Assistencial disponível no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/coronavirus

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!