Criança de 8 anos é a vítima mais jovem da Covid-19 em Minas

criança vítima covid-19 minas
IMAGEM ILUSTRATIVA (Amanda Dias/BHAZ + Banco de Imagens: Shutterstock)

Uma garotinha de oito anos é a vítima mais jovem da Covid-19 em Minas Gerais. De acordo com dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a menina tinha comorbidades anteriores à doença e morava em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH.

A garota faleceu nessa segunda-feira (22), no entanto, ela só foi inserida na contagem oficial da pasta nesta quarta-feira (24).

Até o momento, Ribeirão das Neves tem 307 casos confirmados do novo coronavírus e sete mortes em decorrência da Covid-19.

Secretário lamenta morte

A morte da criança foi lamentada pelo secretário adjunto de saúde, Marcelo Cabral, na coletiva da SES-MG desta quarta (24).

“Na condição de pai, eu tenho dois filhos, é muito, muito triste ter que noticiar o falecimento de uma criança de oito anos de idade. Ela tinha comorbidade, mas é algo que nos entristece. A gente se solidariza com as pessoas que perderam seus entes queridos, em particular com estes pais que perderam sua criança”, disse Marcelo.

A morte da menina foge à média de idade dos óbitos de Minas, que é de 69 anos. Até o momento, 74% das mortes confirmadas em Minas tinham 60 anos ou mais.

Antes da morte da criança, a vítima mais jovem em Minas era de uma adolescente de 14 anos, moradora da cidade de Betim, também na região metropolitana. Ela faleceu no dia 3 de maio.

Já a vítima com idade mais avançada em Minas é uma mulher que tinha 102 anos. A idosa faleceu no dia 30 de maio e era moradora de Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha. A SES-MG não informou se ela apresentava doenças pré-existentes.

Recorde em Minas

Minas Gerais bateu o recorde no número de registro de mortes pelo novo coronavírus em 24h. De terça (23) para esta quarta (24), a SES-MG contabilizou 51 novos óbitos e chegou a 771 mortes causadas pela doença. Veja o que mudou:

  • 31.343 casos confirmados (aumento de 4,84%)
  • 771 mortes (aumento de 7,08%)
  • 12.317 casos em acompanhamento (aumento de 3,66%)
  • 18.255 casos recuperados (aumento de 5,55%)

Zema endurece medidas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, na tarde desta quarta-feira (24), novas medidas para o combate do novo coronavírus no Estado. A partir de agora, a PM (Polícia Militar) vai fiscalizar o uso de máscaras e o distanciamento social nos 853 municípios de Minas Gerais.

“A partir de amanhã (quinta-feira), a nossa PM vai passar a proceder de maneira diferente. Vai abordar as pessoas que não estiverem usando máscara e, além disso, vai abordar toda situação que o distanciamento entre pessoas não estiver sendo obedecido”, disse.

Zema destacou que não haverá penalidade, como prisão e multa, por parte dos policiais. “A PM vai estar orientando. Quem estiver sem máscara vai ter que providenciar. Quem abusar da proximidade vai ter que corrigir”, alertou.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!