Minas bate recorde de mortes por Covid-19 em 24h e Zema anuncia novas medidas

mortes recorde coronavirus covid-19
Casos de Covid-19 em Minas aceleram, segundo o governo (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais bateu o recorde no número de registro de mortes pelo novo coronavírus em 24h. De terça (23) para esta quarta (24), a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) anotou 51 novos óbitos e chegou a 771 mortes causadas pela doença. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou detalhar novas medidas para o combate à Covid-19 na noite de hoje.

Além disso, Minas chegou a 31.343 casos confirmados, um aumento de 1.446 novos infectados se comparado a essa terça-feira (23). Confira o que mudou em relação ao boletim de ontem:

  • 31.343 casos confirmados (aumento de 4,84%)
  • 771 mortes (aumento de 7,08%)
  • 12.317 casos em acompanhamento (aumento de 3,66%)
  • 18.255 casos recuperados (aumento de 5,55%)

Ao mesmo tempo, Zema informou no início da manhã que vai anunciar, ainda hoje, novas medidas de combate à Covid-19 em uma transmissão por rede social. “Hoje tem live, às 21h, no Instagram. Irei anunciar novas medidas para o enfrentamento do coronavírus no Estado”, escreveu.

Aceleração da Covid-19

O pico da doença em Minas é previsto para o dia 15 de julho, no entanto, o número de casos começa a acelerar no Estado. “Se compararmos com início de março, até o momento, nós temos conseguido ter o controle razoável da epidemia. É importante que as pessoas entendam que há uma aceleração da doença e é o momento de retornarem para as suas casas e manterem o isolamento adequado”, afirmou o secretário de saúde Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva ontem.

“Se puderem, fiquem em casa. Não é momento das pessoas se exporem. Se saírem, usem máscara, mantenha o isolamento, lavem as mãos de uma maneira demorada para que acabe com o vírus. Não toquem o rosto e evitem aglomerações”, acrescentou o secretário.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!