Zema coloca PM para fiscalizar uso de máscara e diz ter 90% de chance de lockdown

zema lockdown minas
Governador disse que probabilidade de estabelecer lockdown em Minas é alta (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quarta-feira (24) que a Polícia Militar passará a fiscalizar o uso obrigatório de máscara nas ruas no Estado. O gestor ainda afirmou que existe 90% de chance de determinar lockdown (saiba o que é aqui) nas regiões mais preocupantes já nas próximas semanas.

“Agora, a Polícia Militar irá fiscalizar o uso obrigatório da máscara em Minas. Determinei também que haja a orientação em casos de aglomeração nos 853 municípios mineiros”, afirmou o mandatário do Estado de Minas, através de uma publicação no Twitter.

Zema, no entanto, não detalhou como será a abordagem policial e qual desdobramento ocorrerá caso o cidadão seja flagrado sem o equipamento. Em Belo Horizonte, por exemplo, decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no fim de abril proíbe a saída às ruas sem a máscara (relembre aqui).

PM vai fiscalizar uso de máscaras em MG (Amanda Dias/BHAZ)

O governador de Minas fará pronunciamento hoje, às 21h, no Instagram para anunciar novas medidas contra o novo coronavírus. O Estado atingiu nesta quarta o recorde de registro de mortes por Covid-19. Em entrevista à Globo, Zema disse que existe 90% de lockdown em algumas regiões do Estado.

“Poderemos ter o lockdown, sim, mas em determinadas regiões, onde a incidência está muito acima do que seria considerado adequado”, disse à emissora.

Recorde

Minas Gerais bateu o recorde no número de registro de mortes pelo novo coronavírus em 24h. De terça (23) para esta quarta (24), a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) anotou 51 novos óbitos e chegou a 771 mortes causadas pela doença. Veja o que mudou:

•31.343 casos confirmados (aumento de 4,84%)
•771 mortes (aumento de 7,08%)
•12.317 casos em acompanhamento (aumento de 3,66%)
•18.255 casos recuperados (aumento de 5,55%)

Diante do avanço da doença, Zema (Novo) anunciou que vai adotar novas medidas de combate à Covid-19 na noite de hoje, em uma transmissão por rede social. “Hoje tem live, às 21h, no Instagram. Irei anunciar novas medidas para o enfrentamento do coronavírus no Estado”, escreveu.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!