Governo de Minas exonera diretor que coordenava leitos de UTI

Exoneração foi publicada no Diário Oficial
Exoneração foi publicada no Diário Oficial (IMAGEM ILUSTRATIVA – Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro)

Em meio à pandemia do novo coronavírus e a crescente taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o governo de Minas exonerou Nicodemos de Arimatheia e Silva Júnior, diretor responsável pela coordenação de leitos no Estado.

Nicodemos também ocupava o cargo de subsecretário de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Para o lugar dele foi nomeada Juliana Ávila Teixeira, subsecretária de Regulação.

Perguntado pelo BHAZ sobre o motivo da troca, o governo de Minas respondeu que a mudança é “natural e necessária para adequações neste momento de enfrentamento à pandemia”.

Ao final da nota, o governo agradeceu os serviços prestados por Nicodemos enquanto ocupou o cargo. “Ao servidor, nossos agradecimentos pela dedicação e contribuição à Saúde de Minas Gerais”.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial.

Leitos

Minas Gerais está com 92% de ocupação geral de leitos de UTI. O dado preocupa devido ao avanço do novo coronavírus no Estado. Dados da SES-MG apontam 32.769 casos confirmados da doença e 806 mortes já registradas.

O Estado tem cinco, das 14 macrorregiões, com 90% ou mais de leitos de UTI ocupados – Triângulo do Norte, Centro, Vale do Aço, Sudeste e Leste.

“Atualmente, estão cadastrados no SUS fácil 12.928 leitos clínicos e 2.964 leitos de UTI. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 91,93% e de leitos clínicos está em 73,75%”, informou o Governo de Minas, ao BHAZ.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!