Costura, dança e mais: ONG de BH cria programação cultural à distância

ong arebeldia programação cultural
Ciclo de oficinas e atividades ganhou versão adaptada para o ambiente virtual (Divulgação/Beth Freitas/Arebeldia)

Desde o início deste mês, a ONG Arebeldia está desenvolvendo o “Ciclo de Oficinas e Atividades Arebeldia”. O projeto conta com uma programação 100% online e é uma oportunidade para aprender algo novo ou se especializar com segurança durante a quarentena. São vídeo-aulas de capacitação gratuitas, transmissões de apresentações culturais e painéis de debates ao vivo. A iniciativa é dedicada à população em geral e trata de temas como empreendedorismo cultural, gastronomia, debates de temas sociais, música e artes.

Diariamente, os canais virtuais da Associação Arebeldia (acesse aqui ou aqui) e da Produtora Casulo Cultura (acesse aqui ou aqui) contarão com uma ampla programação, com vários eixos. A ideia é contribuir com a sociedade, levando informação e cultura às pessoas por acesso digital. Ao todo, serão 90 dias de programação intensa possibilitando um convívio diário com assuntos diversificados. Confira abaixo as opções disponíveis.

Empreendedorismo cultural

Toda segunda-feira, a associação faz uma live com grandes representantes do mercado mineiro e nacional para debater diferentes temáticas culturais e socioculturais.

Programação: Semanal, toda segunda-feira

Horário: 11 horas

Oficina de Percussão

Às terças, o músico percussionista Robson Batata ministra encontros virtuais em que ensina os conceitos básicos e a fundamentação para tocar Tantan, Surdo, Cuica, Caixa, Repinique e Repique de Anel. As vídeo-aulas serão dedicadas a músicos amadores e semiprofissionais.

Programação: Semanalmente, às terças-feiras

Horário: 19h

Oficina de Costura Criativa

Desenvolver o potencial e fomentar o empoderamento da população mais vulnerável e desassistida, especialmente das mulheres. Esse é um dos objetivos da oficina, em formato vídeo-aula, guiada pela artista visual e estilista Juliana Porfírio, do Ateliê de Costura Criativa. Ao todo, serão oito encontros virtuais em que alunos aprenderão técnicas de corte de tecido, decalque de modelagem, tingimento, bordado, costura, customização, acabamento e outros aspectos relacionados à confecção e comercialização de produtos.

Programação: Semanalmente, às quartas-feiras

Horário: 15h

Atrações culturais

Dentro de suas atividades culturais online, a associação traz também atrações musicais, apresentações circenses, teatro adulto e infantil.

Programação: Quinzenalmente, às quintas

Horário: às 21 horas

Dança (breaking)

O público também pode conferir uma série de batalhas de breaking e torcer pelo seu participante favorito. É que a associação Arebeldia promove o concurso “Breaking em Casa”, com oito jovens competidores – de BH, Ibirité e Mariana –, e transmite as disputas em seus canais digitais, às quintas-feiras.

Programação: Semanalmente, às quintas-feiras

Horário: 20 horas

Oficina Artes Visuais e Design

O Ciclo de Oficinas Arebeldia incluiu em sua programação vídeo-aulas para apresentar ferramentas gratuitas online que permitam a criação de artes visuais diversas, que possam ser utilizadas como meios de divulgação de produções artísticas. A aulas serão ministradas pelo designer Marcelo Santiago.

Programação: Semanalmente, às sextas-feiras

Horário: 15h

Gastronomia (lives e atividades)

Programação: Semanalmente, aos sábados

Horário: 15h

Sobre a Arebeldia

A Associação Arebeldia Cultural foi fundada há 11 anos na comunidade Alto Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, pelo rapper e ativista Flávio Renegado e pela produtora cultural Danusa Carvalho.

A associação tem como objetivo incentivar a educação, a formação profissional e a participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho. Conheça mais sobre a história e os projetos no site.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!