Minas registra 899 mortes e mais de 42 mil casos confirmados de Covid-19

Estado teve 1.775 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com boletim da SES-MG (Amanda Dias/BHAZ + Envato Elements)

Minas Gerais registra 899 mortes confirmadas desde o início da pandemia. Os casos confirmados chegaram a 42.741, conforme boletim epidemiológico divulgado pela (SES-MG) Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), na manhã deste domingo (28). Em 24 horas, foram contabilizadas mais 17 mortes e 1.775 novos casos da doença.

Confira o que mudou:

  • 42.741 casos confirmados (aumento de 4,3%)
  • 899 mortes (aumento de 1,9%)
  • 17.404 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 24.438 casos recuperados (aumento de 5,6%)

Uberlândia

Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, é a cidade mineira com maior número de casos de Covid-19. O município registrou, até este domingo (28), 5.984 casos confirmados, conforme boletim divulgado pela SES-MG.

Mudança nos dados

Em dois dias, Minas registrou mais de cinco mil casos de Covid-19. O aumento se deve ao novo sistema (leia mais aqui) que passou a ser usado pela SES-MG nessa sexta (26) e visa reduzir a diferença nos números divulgados pelas prefeituras nos boletins da secretaria.

A informação foi adiantada ao BHAZ pela coordenadora da Sala de Situação, Janaína Passos de Paula, na manhã dessa quinta-feira (25). A SES-MG conta agora com um espaço de monitoramento que tem um trabalho multidisciplinar para coletar dados e orientar ações do Estado contra a Covid-19.

O atual modelo de coleta de dados é feito por meio de uma planilha, que apresenta um grande atraso entre a notificação do caso e a entrada no boletim. “Pelo sistema de informação de saúde, sempre houve esse atraso mesmo. O município identifica o caso, faz a notificação e isso tem um tempo até ser identificado e entrar no sistema de informação”, disse Janaína.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!