Home NotíciasEsportesVolta do futebol em Minas no próximo mês é barrada pelo governo

Volta do futebol em Minas no próximo mês é barrada pelo governo

volta campeonato mineiro barrada governo minas

O Campeonato Mineiro ainda não tem data de retorno e a proposta da FMF (Federação Mineira de Futebol) de retomar a competição em julho foi vetada pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) afirmou nesta segunda-feira (29) que “nenhum protocolo seria adequado ao momento”.

O protocolo feito pela FMF foi proposto à SES-MG no dia 17 de junho, quando representantes da federação, da secretaria e integrantes dos departamentos médicos do Atlético e do Cruzeiro se reuniram para discutir a retomada do futebol em Minas Gerais. O modelo previa a retomada do Campeonato Mineiro no dia 26 de julho e a realização de toda a competição em uma única cidade. Contudo, a decisão final dependia da autorização do COES-MG, que acabou vetando a proposta.

Leia mais: Números em alta, mas estáveis: Minas não atinge pico de Covid-19 e passa por platô; veja a diferença

O órgão afirma que cenário atual da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais impossibilita o retorno da competição. “Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos”, diz um trecho da nota (leia na íntegra abaixo).

De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta segunda-feira, Minas Gerais já registrou 43.864 casos confirmados de Covid-19 e 918 óbitos causados pela doença. 

Nota do COES-MG

Leia mais: Reforma da Previdência estadual e os impactos positivos na Educação

“O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento. Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro, mas nenhum protocolo seria adequado ao momento”

Sofia Leão

Sofia Leão

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Comentários