Ciclone bomba em Santa Catarina já fez três mortos e assusta moradores

ciclone santa catarina
Mias da metade da capital chegou a ficar sem luz e todas as regiões do Estado foram atingidas (Reprodução/Facebook/Prefeitura de Concórdia/Twitter)

A formação de um ciclone bomba e a passagem de tempestades assustaram moradores de Santa Catarina, no Sul do país, nesta terça-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado, os fenômenos provocaram rajadas de ventos que passaram dos 100 km/h, e que derrubaram árvores, arrancaram telhados de casas e lojas e deixaram pelo menos três pessoas mortas.

A Defesa Civil local informou que as rajadas mais fortes foram registradas em oito cidades, mas o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) confirmou que está atuando na diminuição dos estragos em todas as regiões do Estado. A corporação admitiu que está enfrentando dificuldades e pediu calma aos moradores. “Em muitos locais estamos com dificuldades na comunicação por conta da queda de torres de transmissão. Pedimos para que as pessoas se mantenham em locais protegidos e mantenham a calma”.

Mortes

De acordo com o G1, uma das mortes registradas até o momento foi em Chapecó, onde uma idosa faleceu após ser atingida por uma árvore. Apenas no município, foram quase 400 notificações de destelhamentos e quedas de árvores e postes foram registradas. Em Santo Amaro da Imperatriz, uma queda de árvore provocou o rompimento de fios de um poste, que acabaram atingindo e matando um homem.

Na capital Florianópolis, mais da metade dos moradores ficou sem luz no fim da tarde. Em Balneário Camboriú, um limpador de vidraças chegou a ficar pendurado enquanto trabalhava em um prédio.

Fim de tarde assustador

Nas redes sociais, o assunto rapidamente foi parar entre os mais comentados, com muitos moradores das cidades atingidas compartilhando cenas dos estragos e vários outros apavorados com a situação. “Como assim ciclone no Brasil? É o fim do mundo”, questionou um internauta, assustado. “Ciclone em Santa Catarina… Tudo que eu queria era que alguém me explicasse o que é paz, porque eu desconheço”, disse um segundo. Uma terceira também desabafou: “Agora é ciclone… Quando eu penso que vai melhorar, piora 30 vezes mais”.

A previsão das autoridades locais é que as tempestades continuem no Estado amanhã, com rajadas de vento que podem chegar até o dobro da velocidade registrada hoje, e avancem em direção ao Rio Grande do Sul. Confira abaixo alguns vídeos feitos por moradores no momento em que as cidades foram atingidas:

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!