Home NotíciasBrasilCiclone bomba em Santa Catarina já fez três mortos e assusta moradores

Ciclone bomba em Santa Catarina já fez três mortos e assusta moradores

ciclone santa catarina

A formação de um ciclone bomba e a passagem de tempestades assustaram moradores de Santa Catarina, no Sul do país, nesta terça-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado, os fenômenos provocaram rajadas de ventos que passaram dos 100 km/h, e que derrubaram árvores, arrancaram telhados de casas e lojas e deixaram pelo menos três pessoas mortas.

A Defesa Civil local informou que as rajadas mais fortes foram registradas em oito cidades, mas o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) confirmou que está atuando na diminuição dos estragos em todas as regiões do Estado. A corporação admitiu que está enfrentando dificuldades e pediu calma aos moradores. “Em muitos locais estamos com dificuldades na comunicação por conta da queda de torres de transmissão. Pedimos para que as pessoas se mantenham em locais protegidos e mantenham a calma”.

Leia mais: Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

Mortes

De acordo com o G1, uma das mortes registradas até o momento foi em Chapecó, onde uma idosa faleceu após ser atingida por uma árvore. Apenas no município, foram quase 400 notificações de destelhamentos e quedas de árvores e postes foram registradas. Em Santo Amaro da Imperatriz, uma queda de árvore provocou o rompimento de fios de um poste, que acabaram atingindo e matando um homem.

Na capital Florianópolis, mais da metade dos moradores ficou sem luz no fim da tarde. Em Balneário Camboriú, um limpador de vidraças chegou a ficar pendurado enquanto trabalhava em um prédio.

Leia mais: Brasil tem 1,66 milhão de casos confirmados do novo coronavírus

Fim de tarde assustador

Nas redes sociais, o assunto rapidamente foi parar entre os mais comentados, com muitos moradores das cidades atingidas compartilhando cenas dos estragos e vários outros apavorados com a situação. “Como assim ciclone no Brasil? É o fim do mundo”, questionou um internauta, assustado. “Ciclone em Santa Catarina… Tudo que eu queria era que alguém me explicasse o que é paz, porque eu desconheço”, disse um segundo. Uma terceira também desabafou: “Agora é ciclone… Quando eu penso que vai melhorar, piora 30 vezes mais”.

A previsão das autoridades locais é que as tempestades continuem no Estado amanhã, com rajadas de vento que podem chegar até o dobro da velocidade registrada hoje, e avancem em direção ao Rio Grande do Sul. Confira abaixo alguns vídeos feitos por moradores no momento em que as cidades foram atingidas:

Giovanna Fávero

Giovanna Fávero

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.

Comentários