Covid-19: Hospital Eduardo de Menezes tem leitos de UTI esgotados

Hospital ainda tem vaga no leito de enfermaria
Hospital ainda tem vaga no leito de enfermaria (Google Street View/Reprodução)

O Hospital Eduardo de Menezes atingiu, nesta terça-feira (30), 100% de ocupação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) parao tratamento da Covid-19. Ainda há vagas para pacientes na enfermaria, porém a taxa de ocupação também está alta.

O Eduardo de Menezes é o hospital referência para tratar o novo coronavírus e é administrado pela Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

Procurada pelo BHAZ, a assessoria informou que os 36 leitos de UTI estão operando com capacidade máxima e ressaltou que esta não é a primeira vez que a lotação é atingida.

Ainda há vagas para pacientes ficarem internados nos leitos de enfermaria, já que a ocupação está em 80%, num total de 56 disponíveis.

Leitos da PBH

O último Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) indica que os leitos da capital seguem com ocupação alta:

  • Leitos UTI – total de 309 – taxa de ocupação 87%
  • Leitos de enfermaria – total de 798 – taxa de ocupação 71%

Belo Horizonte tem 5.915 casos confirmados de Covid-19 e 136 mortes.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!