Idoso preso no Ceresp Gameleira morre com Covid-19

Idoso cumpria prisão temporária no Ceresp Gameleira
Idoso cumpria prisão temporária no Ceresp Gameleira (Google Street View/Reprodução)

Um idoso de 77 anos, que estava preso no Ceresp (Cento de Remanejamento do Sistema Prisional) Gameleira, morreu de Covid-19. A morte foi confirmada, nesta terça-feira (30), pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e pelo Depen-MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais). Este é o segundo óbito no sistema prisional do Estado em decorrência da enfermidade.

Pedro Vitoriano de Souza não tinha comorbidades e estava internado no Hospital Júlia Kubischek. A morte aconteceu no último domingo (28). A Sejusp informou que o idoso foi preso em 9 de junho e apresentou sintomas de gripe: coriza e tosse seca, dez dias depois. Ele cumpria prisão temporária.

O detento recebeu os atendimentos da área de saúde do Ceresp e ficou isolado e acompanhado durante quadro dias. Pedro foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Oeste depois do quadro agravar e, em 25 de junho, ele foi transferido para o hospital.

Mais infectados

Também no Ceresp Gameleira, mas em outra ala, 11 presos já testaram positivo para o novo coronavírus. ‘Todos estão assintomáticos e também são acompanhados pela equipe de saúde do Ceresp”, informou a Sejusp. Os presos que estavam na ala de Pedro estão sendo acompanhados e o local segue sendo desinfectado diariamente. Todos os detentos serão testados para Covid-19.

Em todo o Estado, até esta terça, “322 pessoas que estão sob a custódia do sistema prisional mineiro testaram positivo para Covid-19”, conforme esclareceu a Sejusp. Um preso está internado e há um em prisão domiciliar, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus, as unidades prisionais de Minas suspenderam as visitas e fazem a limpeza geral e desinfecção dos ambientes. A Sejusp e o Depen-MG lamentaram “profundamente” a morte de Pedro Vitoriano de Souza.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!