Novo vírus da gripe com ‘potencial pandêmico’ é encontrado na China

pesquisa vírus gripe porcos
Novo vírus foi encontrado em porcos, na China (Banco de Imagens: Envato)

Um recente estudo científico realizado na China encontrou um novo vírus da gripe em porcos. A pesquisa publicada nessa segunda-feira (29) na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz ainda que o novo vírus tem potencial para se tornar uma pandemia, assim como o novo coronavírus.

De acordo com a BBC, os pesquisadores afirmam que o novo agente infeccioso, chamado G4 EA H1N1, é semelhante ao da pandemia da gripe suína em 2009 e tem características que facilitariam a infecção humana.

“Essa infecciosidade aumenta muito a oportunidade de adaptação de vírus em humanos e suscita preocupações pela possível geração de vírus pandêmicos”, diz o estudo.

Ainda de acordo com o estudo, o G4 também se transmite por vias aéreas humanas e mostra uma eficiente infecciosidade e transmissibilidade pelo ar. A pesquisa afirma que a imunidade preexistente da população não fornece proteção suficiente contra o novo vírus.

Cerca de 340 trabalhadores que tiveram contato com os poros estudados foram testados e deram positivo para o novo vírus. No entanto, o G4 ainda não representa uma grande ameaça. “No momento, estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”, disse Kin-Chow Chang, um dos autores do estudo ouvidos pela BBC.

O pesquisador acrescenta ainda que não devemos ignorar o novo vírus, pois existe possibilidade dele sofrer uma mutação maior e se espalhar, provocando um novo surto mundial.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!