Após aposentadoria por invalidez, Guedes vai cortar lista do auxílio-doença

guedes
Grupo de trabalho estudará lista de doenças que excluem a exigência de carência para a concessão de benefício por incapacidade temporária (Hugo Barreto/Metrópoles)

Otávio Augusto

Os ministérios da Economia e da Saúde criaram um grupo de trabalho para diminuir a lista de doenças que excluem a exigência de carência para a concessão de benefício por incapacidade temporária ou permanente aos segurados do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

A portaria com a determinação foi publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. É a segunda medida do tipo em dois dias. Nesta segunda-feira (29), o governo criou um grupo para diminuir a lista de doenças passíveis de aposentadoria por invalidez. As possíveis mudanças ocorrerão na Lei nº 8.213, de julho de 1991. Os textos são assinados pelos ministros Paulo Guedes e general Eduardo Pazuello.

O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente. Ou permanentemente incapacitado.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!