Vacina de Covid-19 mostra potencial em testes em humanos

As próximas fases do teste serão focadas nos Estados Unidos. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um teste de vacina para Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech foi bem tolerada por humanos. A boa notícia foi divulgada, nesta quarta-feira (1º), no site Medrxiv, uma plataforma dedicada a divulgar trabalhos que ainda precisam passar por processos de validação de outros especialistas da área.

Segundo a BioNTech, testes de duas dosagens em 24 voluntários saudáveis ​​mostraram que, após 28 dias, grupo desenvolveu níveis mais altos de anticorpos contra Covid-19.

A expectativa da Pfizer é produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final de 2021, se os resultados permanecerem promissores.

Esta é a quarta vacina com resultados positivos contra a doença que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo.

Vacina no Brasil

O Brasil fechou acordo para disponibilização no futuro de doses de uma vacina que está sendo testada para o tratamento da Covid-19. O medicamento está sendo desenvolvido em uma iniciativa conjunta da Universidade de Oxford e de um laboratório no Reino Unido e já está sendo testado no país.

O acordo prevê a produção de 100 milhões de doses de vacina por meio da aquisição de insumos e transferência de tecnologia para produção no país. Dois lotes, de 15,2 milhões de unidades cada, serão disponibilizados em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, totalizando cerca de 30 milhões de doses, ao custo de US$ 127 milhões. Caso seja comprovada a eficácia deste tratamento, o Brasil poderá disponibilizar mais 70 milhões de doses, por cerca de US$ 160 milhões.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, destacou a situação promissora deste tratamento. “A vacina já está na fase 3, em fase clínica. O Brasil é representante do conjunto de nações que estão testando a vacina. A gente tem uma oportunidade de produzirmos e avançarmos com a oferta desta parceria e encomenda tecnológica. É óbvio que toda e qualquer entrega à população será feita com respeito aos critérios farmacológicos e clínicos e da segurança à população”, declarou.

Teste

Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 no Brasil foram anunciados no início do mês e deverão contar, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 2 mil voluntários em São Paulo e com 1 mil no Rio de Janeiro, onde serão realizados pela Rede D’Or.

Vale ressaltar que nenhum medicamento ou vacina contra a Covid-19 foi aprovado até o momento para uso regular, de modo que todos os tratamentos são considerados experimentais.

Com Agência Brasil

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!