Minas registra 3 mil casos de Covid em 24h e Zema presta esclarecimentos

Minas covid Zema
Governador vai prestar esclarecimentos sobre a doença em Minas (Amanda Dias/BHAZ + Pedro Gontijo/Agência Minas)

Minas registrou mais de três mil novos infectados pela Covid-19 em apenas 24 horas. O Estado também contabilizou 52 novos óbitos, no mesmo período. No total, 1.059 pessoas já morreram em decorrência da enfermidade em Minas Gerais, a marca de 1.000 óbitos foi ultrapassada ontem.

Diante do avanço da doença, o governador, Romeu Zema (Novo), agendou uma live em sua página nas redes sociais para as 13h de hoje. O mandatário prometeu prestar contas e informações à população sobre as medidas relacionadas ao combate do vírus.

Números

Em comparação com o boletim de ontem, o Estado também registrou aumento no número de recuperados. Confira o que mudou:

  • 50.707 casos confirmados (aumento de 6,5%)
  • 1.059 mortes (aumento de 5,1%)
  • 19.179 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 30.469 casos recuperados (aumento de 9,1%)

Hospital de Campanha

Mesmo com a aceleração de casos de Covid-19 e o iminente esgotamento de leitos – de enfermaria e UTI – em hospitais, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, nessa quarta-feira (1º), que o hospital de campanha, montado no Expominas, não deverá ser totalmente utilizado e nem ativado antes de 16 de julho, portanto, um dia após a data prevista para o pico de casos da doença (leia mais aqui).

“Acho que esse hospital de campanha, na plenitude, é muito difícil de ser usado, a não ser que efetivamente a epidemia se descontrole muito, e é tudo que nós não queremos”, disse o secretário de Saúde em entrevista exclusiva ao BHAZ.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!