Prefeito confirma reabertura de comércio ‘morra quem morrer’

prefeito itabuna Fernando Gomes
O prefeito de Itabuna, cidade no Sul da Bahia, gerou polêmica ao afirmar que o comércio voltará a funcionar no próximo dia 9, “morra quem morrer” (Twitter/Reprodução)

O prefeito de Itabuna, cidade no Sul da Bahia, gerou polêmica ao afirmar que o comércio voltará a funcionar no próximo dia 9, “morra quem morrer”. Os estabelecimentos estão fechados desde o início da pandemia, em março. Por nota, a prefeitura disse que Fernando Gomes foi “mal interpretado” e que está “contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio”. A cidade de 200 mil habitantes está com 100% dos leitos de UTI ocupados, mas afirma que abrirá dez novas vagas nos próximos dias.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, Gomes indica a flexibilização do comércio do município para a quinta-feira da próxima semana, dia 9. Inicialmente, o comércio reabriria dia 1º, mas o prazo foi prorrogado para o dia 9, para que os novos leitos estejam prontos.

“Primeiro, lutar pela vida, a vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou [a vida]. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada. Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer, que aí já vamos ter mais 10 leitos para atendimento”, disse o prefeito.

https://twitter.com/FinMarcelo/status/1278693924056584202

Por meio de nota enviada ao G1 (leia abaixo na íntegra), a prefeitura disse que o gestor foi “mal interpretado”. O próprio prefeito assumiu o erro na fala. “Seria irresponsabilidade reabrir o comércio com 100% de ocupação dos leitos da UTI”. E ainda ressaltou que ninguém ficará sem atendimento no município. “Se houver necessidade, vamos fazer transferências para outra cidade com leitos disponíveis”.

Governador reage

Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), o governador Rui Costa comentou a fala do político. “Falei com o prefeito de Itabuna essa semana. Ele estava predisposto a abrir o comércio. Pedi que não abrisse. Itabuna estava número muito alto um mês atrás. Tomamos medidas drásticas, o índice caiu para 2%, mas voltou a crescer. O alimento do vírus é a convivência social. Você fecha, o vírus despenca, você abre, o vírus acelera. É matemática”.

“Pedi que não abrisse essa semana, e ele não abriu. Mas ele tem se sentido pressionado, tem uma voz nacional que diz para abrir, que ganha apoio de comerciantes, com medo de quebrar. Sob pressão, as pessoas saem do ponto, perdem o equilíbrio. Falei come ele ontem, está no quinto mandato, tem quase 80 anos, me disse que nunca viveu uma situação como essa, que nunca se sentiu tão pressionado”, completou Rui Costa.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), Itabuna registrou 2.637 casos confirmados do novo coronavírus, com 58 mortes pela doença.

Nota da prefeitura de Itabuna

“A Prefeitura de Itabuna informa que, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, 30 de junho, o prefeito Fernando Gomes teve uma fala mal interpretada. De acordo com a fala do prefeito ele estava contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio, visto que aproximadamente 40 lojas não voltarão a abrir em Itabuna, e vários pais de família estão desempregados. Mas voltou atrás na decisão da reabertura pois recebeu um relatório da Procuradoria Jurídica do Município informando sobre a ocupação de 100 % dos leitos de UTI. De acordo com o prefeito, ‘Seria irresponsabilidade reabrir o comércio com 100% de ocupação dos leitos da UTI’. E ainda ressaltou que ninguém ficará sem atendimento no município. ‘Se houver necessidade, vamos fazer transferências para outra cidade com leitos disponíveis’. Nos próximos dias 10 novos leitos de UTI serão instalados no Hospital de Base. E no dia 9 de julho o comércio provavelmente será reaberto.”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!