Sindicato dos Lojistas sugere a Kalil que ‘todos’ os comércios voltem a funcionar em BH

Proposta foi apresentada em reunião na PBH
Proposta foi apresentada em reunião na PBH (Amanda Dias/BHAZ)

Representantes de setores do comércio se reuniram, na tarde desta quinta-feira (2), com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para tentar convencê-lo a autorizar a reabertura das lojas na capital mineira. Atualmente, somente os estabelecimentos considerados essenciais podem funcionar.

O presidente do Sindilojas-BH (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte), Nadim Donato, apresentou uma proposta para o chefe do Executivo municipal que contempla a reabertura de “todos” os comércios, inclusive aqueles que estão há 105 dias de portas fechadas.

“Trouxemos uma proposta concreta que foi conversada com todos os setores. Propomos três dias fechados e quatro dias abertos. Fecharíamos o comércio sábado, domingo e segunda. Abriríamos terça, quarta, quinta e sexta. Passamos isso para os infectologistas e pedimos que estudem este mecanismo”, disse.

Os comércios considerados essenciais não se enquadram na proposta e continuariam a funcionar todos os dias.

Os horários de funcionamento dos demais seriam estipulados pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e seguiram o determinado na primeira onda de flexibilização do comércio: das 11h às 19h.

‘Abrir junto’

A proposta colocada sobre a mesa pelo Sindilojas propõe o funcionamento de todas as lojas da cidade. “Todo comércio abrir junto. Os do Hipercentro, bairros, shoppings, galerias e centros comerciais”, detalhou Nadim.

O presidente da entidade destacou que medidas sanitárias serão tomadas – medição da temperatura e distanciamento -, e ainda disse que foi entregue um protocolo referente à Galeria do Ouvidor. Nadim destacou que este documento já foi aprovado pela PBH.

Na próxima quarta-feira (8) acontecerá uma nova reunião a respeito do assunto. Enquanto isso, somente o comércio essencial permanecerá aberto, segundo o presidente do Sindilojas.

“Entendemos que não dá para abir amanhã, mas entendemos que pode abrir na semana que vem. Aparentemente, eles [prefeito e infectologistas] gostaram da proposta”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!