Zema recua e diz que aulas só voltarão em ‘situação segura’; governador não descarta lockdown em MG

Aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus (@romeuzemaoficial/Reprodução/Instagram + Pixabay)

Diante do avanço do novo coronavírus, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez uma live por meio do Instagram, na tarde desta quinta-feira (2), respondendo perguntas de moradores de diferentes regiões a respeito da doença e assuntos relacionados à pandemia.

Questionado sobre uma data exata para a volta às aulas, Zema recuou e disse que neste momento não será possível a reabertura das escolas. Sobre o chamado lockdown – normas de isolamento social mais rigorosas -, ele disse que a medida pode ser tomada a qualquer momento e em qualquer cidade.

Ao lado do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o governador recuou após garantir que o retorno das aulas em Minas seria ainda neste semestre (relembre aqui). As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

“Estamos acompanhando a curva e assim que for possível, as aulas vão retornar dentro de uma situação segura. Hoje não podemos ter ainda esse retorno das aulas. Manteremos as professoras e alunos informados. Sei que a educação é importantíssima”, afirma Zema.

Lockdown

O chefe do Executivo estadual disse que Minas vive o momento mais turbulento da pandemia e que não descarta o lockdown. “Hoje, em Minas Gerais, temos várias cidades operando apenas com as atividades essenciais, isso devido ao crescente número de casos [da Covid-19] e o sistema de saúde não suportar essa quantidade de pacientes. As prefeituras estão se antecipando a isso, mas se não controlar, essa medida [lockdown] pode ser tomada a qualquer momento e em qualquer região do Estado”, explica.

Covid-19 em Minas

Minas registrou mais de três mil novos infectados pela Covid-19 em apenas 24 horas. O Estado também contabilizou 52 novos óbitos, no mesmo período. No total, 1.059 pessoas já morreram em decorrência da enfermidade em Minas Gerais, a marca de 1.000 óbitos foi ultrapassada ontem.

Em comparação com o boletim de ontem, o Estado também registrou aumento no número de recuperados. Confira o que mudou:

  • 50.707 casos confirmados (aumento de 6,5%)
  • 1.059 mortes (aumento de 5,1%)
  • 19.179 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 30.469 casos recuperados (aumento de 9,1%)

Vacina em Minas

O secretário disse que o Estado está aguardando o resultando das pesquisas de varias vacinas, mas assim como no Brasil e no mundo, “ainda não temos vacinas disponíveis para que o Estado possa comprar e oferecer aos mineiros”, contextualiza Carlos Amaral.

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais), afirmou que uma vacina para a Covid-19 só deverá ser disponibilizada para a população em maio ou junho do ano que vem (veja aqui).

Hospital de Campanha

Mesmo com a aceleração de casos de Covid-19 e o iminente esgotamento de leitos – de enfermaria e UTI – em hospitais, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, nessa quarta-feira (1º), que o hospital de campanha, montado no Expominas, não deverá ser totalmente utilizado e nem ativado antes de 16 de julho, portanto, um dia após a data prevista para o pico de casos da doença (leia mais aqui).

“Acho que esse hospital de campanha, na plenitude, é muito difícil de ser usado, a não ser que efetivamente a epidemia se descontrole muito, e é tudo que nós não queremos”, disse o secretário de Saúde em entrevista exclusiva ao BHAZ.

Para finalizar, o governador também pediu ajuda de todos os mineiros para manter o isolamento. “Nós estamos vencendo a batalha, mas a guerra não terminou. Estamos todos no mesmo barco. Não adiante 95% por cento fazer a sua parte e 5% por cento não. Esses 5% são capazes de espalhar o vírus. Tenham consciência”.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!