Home NotíciasBH‘Ciclone Bomba’ provoca fenômeno raro e BH amanhece com neblina

‘Ciclone Bomba’ provoca fenômeno raro e BH amanhece com neblina

neblina BH

Um fenômeno considerado raro fez com que Belo Horizonte amanhecesse tomada por uma forte neblina. O ciclone tropical que atingiu o Sul do país, nos últimos dias, pode estar associado ao nevoeiro, além da chuva no fim da noite de ontem e o frio da madrugada.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, o fenômeno é formado por uma série de fatores associados. “É algo raríssimo. Em 40 anos de profissão, vi isso pouquíssimas vezes. Só tem uma situação que faz isso acontecer: é que, após a chuva de ontem à noite, o céu perdeu a nebulosidade rapidamente e ficou limpo. Isso fez com que e a terra perdesse energia. Ela esfria e, com isso, forma essa intensa neblina”, explicou.

Leia mais: Shortinho curto e elogios a Bolsonaro: Live de Gusttavo Lima dá o que falar

Ciclone bomba

Questionado se o “Ciclone Bomba”, que atingiu o Sul do país, nesta semana deixando mortes e destruição, teria efeito sobre esse fenômeno, o meteorologista explica que sim. “Esse ciclone tropical já se deslocou para o oceano, mas a ponta dele provocou chuva em BH e trouxe essa massa de ar frio, então, mesmo que indiretamente, ele está associado sim”, ressaltou.

A neblina deve durar pouco tempo, mas quem precisar sair vai sentir os efeitos. “Até por volta de 9h, ela deve permanecer em BH. Depois disso, começa a se dissipar e o sol aparece entre nuvens. Quem precisar sair deve enfrentar uma sensação térmica de 2 a 3ºC a menos do que a temperatura real, podendo chegar a 12ºC em regiões mais altas da capital”, diz Ruibran.

Leia mais: BH amanhece com sensação de -1ºC e frio deve seguir durante a semana

Fim de semana gelado

A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou, na tarde dessa quinta-feira (2), um alerta para baixas temperaturas que devem atingir a cidade ao longo dos próximos dias (veja mais aqui).

De acordo com o órgão, a atuação de uma massa de ar frio será responsável por fazer com que termômetros da capital registrem temperaturas menores até o domingo (5). Eles devem marcar cerca de 12ºC, principalmente pela manhã. O especialista também alerta para o fim de semana, principalmente para quem vai pegar a estrada.

“Durante o fim de semana, poderemos ter temperaturas entre 12ºC e 28ºC em alguns momentos. Mas, poderemos ter formações de neblinas nas estradas que vão para o Rio de Janeiro, São Paulo e, também, nos pontos mais altos de BH. Os motoristas devem redobrar a atenção”, alerta o meteorologista.

A capital chegou a registrar temperaturas em torno de 12ºC durante a madrugada. Segundo o Climatempo, nesta sexta (3), os termômetros devem marcar a mínima de 14ºC e máxima de 24ºC em BH, com Sol entre nuvens e possibilidade de chuva leve ao longo do dia.

Repercussão

Pelas redes sociais, moradores da capital repercutiram a intensa neblina. “Gente, o mundo está acabando? Que neblina é essa?”, questionou uma das usuárias no Twitter. Confira a repercussão:

Rafael D'Oliveira

Rafael D'Oliveira

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

Comentários