Home VeículosAcelera aíConfira como o Onix Premier se saiu em nossa avaliação

Confira como o Onix Premier se saiu em nossa avaliação

Andamos na versão topo de linha do hatch, que é equipada com motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 116cv; e câmbio automático de seis marchas. Destaque para o visual equilibrado, que mistura elegância e esportividade; o desempenho que consegue aliar performance com baixo nível de consumo, o bom nível do acabamento, o pacote tecnológico, que inclui até estacionamento automático; e a conectividade, com internet a bordo e o sistema OnStar, capaz de ajudar motorista e passageiros em diversas demandas.

Foto: Eduardo Aquino

Muitos especialistas em análise de mercado apostaram que os problemas iniciais que o Onix teve (incêndios e recall) iriam atrapalhar as vendas. Erraram feio. A GM corrigiu rapidamente o problema e as vendas do modelo são bem expressivas.

A versão que avaliamos é a Premier, topo de linha. O visual tem linhas que misturam elegância e esportividade, com destaque para a grande grade dianteira, faróis do tipo projeto, com luzes diurnas e lanternas em LED, vincos bem marcantes no capô e nas laterais e as bonitas rodas de liga de 16 polegadas.

Leia também: Fim do diesel na Califórnia

Foto: Eduardo Aquino

Internamente, chamam a atenção o bom nível do acabamento, com destaque para a faixa marrom que cruza todo o painel e dá um toque de sofisticação.

Leia também: Strada com cara de Toro

Além do Wi-Fi nativo, que é um dos grandes destaques do novo Onix, a nova geração do sistema multimídia MyLink (com tela flutuante de boa visualização e de fácil acesso aos sistemas do carro) merece elogios.

Multifuncional

O volante multifuncional tem boa pega e a coluna de direção regula em altura e distância. O ar-condicionado digital, com recirculação automática, é um dos destaques da versão Premier.

Foto: Eduardo Aquino

Outras comodidades são o carregador sem fio de celular e o assistente de estacionamento, que facilita bastante as manobras para o motorista.

Espaço interno

Quanto ao espaço interno, com o aumento da distância entre-eixos, o novo Onix é bem mais confortável que o anterior e acomoda sem muito aperto cinco adultos.

Foto: Eduardo Aquino

O porta-malas fica devendo um pouco, mas está na média dos hatchs compactos e tem um item interessante: o tapete bandeja, que facilita bem a limpeza do compartimento.

Leia também: O nascimento dos leões

Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto positivo do Onix Premier está debaixo do capô: o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, de 116cv. Com bom torque disponível já em baixas rotações, ele dá muita agilidade ao carro e não cobra isso no consumo.

Trocas suaves

Ajuda nessa tarefa o câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma bem afinada com o motor e com trocas bem suaves. Falta apenas que a opção de trocas manuais fosse junto ao volante e não na alavanca de marchas.

Leia também: Ford com Mahindra

Foto: Eduardo Aquino

Também chama a atenção a boa calibragem da direção, que tem bom “peso” em altas velocidades e é bem macia em manobras.

A suspensão tem um acerto mais esportivo, mas sem sacrifício do conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso.

Texto: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 Válvulas, flex, que gera potência de 116cv (gasolina ou etanol) a 5.500rpm e torques de 16,3kgfm (gasolina) e de 16,8kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,74m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,55m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16

Porta-malas – 275 litros

Tanque – 54 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.113 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, sensor crepuscular, alarme, controles de tração e estabilidade, luzes diurnas e lanternas em LED, sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, rodas de liga de 16 polegadas, assistência de partida em rampa, câmera de ré, carregador wireless, chave com sensor de aproximação, controle automático de velocidade, computador de bordo, volante multifuncional, multimídia MyLink com tela de sete polegadas (Android Auto e Apple Car Play e função Bluetooth para até dois celulares simultaneamente) e Wi-Fi embarcado no veículo para até sete dispositivos eletrônicos

Opcionais – Entrada USB dupla para o banco traseiro e OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi, alerta de Ponto Cego, ar-condicionado digital, bancos com revestimento premium, Easy Park – Sistema de estacionamento automático e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

Preços – R$ 75.490. Completo (incluindo pintura metálica), R$ 80.280.

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários