PBH divulga regiões com mais mortes por Covid-19 na capital; veja o ranking

A região Nordeste registrou 27 mortes pela Covid-19. Venda Nova contabilizou 24 (Amanda Dias/BHAZ)

Levantamento realizado pela SMSA (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte), divulgado nesta sexta-feira (3), indica que o número de mortes relacionadas ao novo coronavírus avançou nas regionais de Venda Nova e Nordeste da capital mineira.

A região Nordeste registrou 27 mortes pela Covid-19, enquanto Venda Nova tem 24. Até o momento, Belo Horizonte tem 169 falecimentos registrados em decorrência da doença. Confira o gráfico:

A região Norte possui o menor número de mortes pela doença com 12 registros. O Barreiro e a região Oeste tem mais casos confirmados do novo coronavírus, mas estão entre as regionais com menores números de óbitos, com 15 e 16, respectivamente.

Conselho pede lockdown

O CMSBH (Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte) solicitou, nesta sexta-feira (3), ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, que a capital mineira adote o chamado lockdown (veja aqui). A medida visa evitar que “pessoas morram sem assistência”, por falta de leitos, e diminuir a circulação do novo coronavírus.

“A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria já configuram indicações técnicas para o lockdown. Já temos hospitais, como o das Clínicas e a Santa Casa, que estão com 100% dos leitos para Covid-19 ocupados e sem condições de receber mais pessoas”, diz Carla Anunciatta, presidente do CMSBH, ao BHAZ.

Ainda de acordo com dados do boletim epidemiológico da PBH, desta sexta (3), o sistema de saúde da capital atingiu uma ocupação de 87% em leitos para pacientes de Covid-19.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!