Morre, aos 47 anos, Jaburu; jardineiro elogiado após sofrer humilhações por erro de português

Jaburu foi elogiado após erro de português viralizar (Divulgação/Prefeitura de Jaciara)

Morreu nesse sábado (4), aos 47 anos, o servidor público Lindomar Lourenço Martins. O jardineiro trabalhava na Prefeitura de Jaciara, cidade a 143 km de Cuiabá (MT), e virou notícia em todo o país, ainda em 2018, por conta de um erro de português. Ele escreveu na grama a palavra “felis”, com o “s” no lugar do “z” e, depois de ser ridicularizado na web, recebeu elogios pela proatividade e intenção de contribuir com o clima natalino na ocasião.

Lindomar era mais conhecido como Jaburu, apelido carinhoso adotado por amigos e familiares. Ele morreu depois de sofrer um infarto. Por meio de nota, a prefeitura da cidade lamentou a perda do trabalhador.

Na postagem sobre a morte do homem, moradores de Jaciara também deixam mensagens de solidariedade. “Uma pessoa que tinha orgulho pela nossa linda Jaciara e gostava do que fazia, grande perda. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu um rapaz. “Poxa vida, foi aquele que ficou conhecido pelo “Felis Natal” né? Força pra família”, lembrou outra.

O caso

O trabalhador queria escrever uma mensagem de “Feliz Natal” em um dos canteiros centrais da cidade. Contudo, errou a palavra “feliz” e a escreveu com “s” em vez de “z”. Uma pessoa tirou uma foto, que viralizou nas redes sociais, com internautas ridicularizando o funcionário.

Na web, pessoas fizeram memes, que circularam em diversos grupos de WhatsApp e outras redes, e afetaram a imagem de Jaburu. Na ocasião, ele disse que se pudesse estudar gostaria de fazer direito. Por falta de condições, no entanto, o homem estudou até o 3º ano do ensino médio.

Prefeitura se posiciona

A boa ação surgiu por parte da prefeitura. Com o objetivo de defender o funcionário e parabenizá-lo, o órgão fez uma postagem na página oficial da cidade, no Facebook, e elogiou a atitude do trabalhador. “Informamos que repudiamos qualquer piada feita diante desta situação. Sabemos da boa intenção do Jaburu, que é um excelente profissional e tem o nosso respeito”, disse trecho da publicação.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!