‘Melhor do que você’: Mulher que ofendeu fiscal no Rio é demitida

mulher ofende fiscal demitida
O trecho da reportagem em que a mulher ofende o fiscal viralizou nas redes sociais (TV Globo/Reprodução)

A mulher que apareceu ofendendo um agente da vigilância sanitária do Rio de Janeiro, nesse domingo (5), foi demitida pela empresa em que trabalhava. Em uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, ela aparece dizendo a um fiscal que tentava evitar uma aglomeração em um bar: “Cidadão, não. Engenheiro civil, formado. Melhor do que você” (leia aqui).

A Taesa, empresa privada do setor de energia, demitiu a mulher porque ela “desrespeitou a política vigente na empresa”. “[A Taesa] compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo”, diz um trecho da nota da empresa, publicada no Facebook. (leia na íntegra abaixo).

‘Melhor do que você’

A reportagem do Fantástico acompanhou uma ronda da vigilância no sábado (4) e flagrou uma aglomeração em um bar que, segundo os fiscais, não seguiu regras de higiene e distanciamento. Sem máscara, a mulher e outras clientes do bar, intimidaram o superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação em Vigilância Sanitária, Fiscalização e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Graça, que fiscalizava o local.

“Não vai falar com seu chefe, não?”, questionou o homem. “A gente paga você, filho. O seu salário sai do meu bolso”, disparou a mulher que estava com ele. “Cadê sua trena? Quero saber como você mediu sem trena”, ironizou o homem. O fiscal respondeu: “Tá, cidadão”, e a mulher revidou: “Cidadão, não. Engenheiro civil, formado. Melhor do que você”.

Repercussão

O trecho da reportagem em que a mulher aparece tomou conta das redes sociais na noite do domingo e nesta segunda-feira (6).

Nota da Taesa

A TAESA é uma companhia comprometida com a segurança e a saúde não apenas de seus empregados, mas também com o bem-estar de toda a sociedade. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Taesa implementou inúmeras iniciativas para proteger a saúde de seus profissionais e seus familiares, como o home-office para 100% do seu quadro administrativo, e a adoção de diversas outras medidas de proteção para as equipes que operam em campo.

A companhia não compactua com qualquer comportamento que coloque em risco a saúde de outras pessoas ou com atitudes que desrespeitem o trabalho e a dignidade de profissionais que atuam na prevenção e no controle da pandemia.

A TAESA tomou conhecimento do envolvimento de uma de suas empregadas em um caso de desrespeito às leis que visam reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo.

A TAESA ressalta que segue respeitando o isolamento e as mais rigorosas regras de prevenção ao coronavírus e que a empregada em questão desrespeitou a política vigente na empresa. Diante dos fatos expostos, a TAESA decidiu por sua imediata demissão.”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!