Home NotíciasBHVereadores de BH querem aplaudir Bolsonaro por ‘atuação exemplar’ na pandemia

Vereadores de BH querem aplaudir Bolsonaro por ‘atuação exemplar’ na pandemia

Moção deve ser votada na próxima sessão

Com mais de 64 mil mortes e 1.603.055 milhões de casos confirmados da Covid-19 no Brasil, vereadores de Belo Horizonte querem aplaudir o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pela atuação do político no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A proposta tem gerado críticas e um parlamentar optou por retirar a assinatura do pedido, diante da repercussão negativa.

Na justificativa da moção, os vereadores que solicitam os aplausos a Bolsonaro alegam que o presidente tem tido “atuação exemplar e valorosa na prestação de socorro e auxílio às vítimas da pandemia do coronavírus em todo o território nacional”.

Leia mais: Lutadores de jiu-jitsu pedem reabertura de academias em manifestação

Os vereadores que assinam a moção de aplausos são: Jair di Gregório (PSD), Catatau do Povo (PSD), Fernando Luiz (PSD), Orlei (PSD), Pedrão do Depósito (Cidadania) e Wesley Autoescola (PROS).

Votação

A moção de aplausos entrou em pauta na reunião plenária da última sexta-feira (3), no entanto, não chegou a ser votada, já que a sessão ultrapassou o tempo de duração permitido pelo Regimento Interno e foi encerrada.

Leia mais: Vale realiza adoção virtual de animais resgatados em Brumadinho

A proposta retornou e poderia ser votada na sessão desta segunda (6), porém, mais uma vez isso não aconteceu. O motivo foi o encerramento da reunião após o quórum ter sido verificado. Como somente 19 vereadores marcaram presença, os trabalhos não puderem ter continuidade. Eram necessárias 21 confirmações A proposta já está na pauta da plenária desta terça-feira (7).

Recuo

A repercussão negativa da proposta de aplaudir Bolsonaro fez o vereador Pedrão do Depósito (Cidadania) retirar a assinatura da moção. A informação foi confirmada, ao BHAZ, pela assessoria.

Na página do vereador, nas redes sociais, internautas questionaram o motivo dele assinar a moção, diante dos posicionamentos de Bolsonaro sobre a Covid-19.

“Você quer homenagear um político que incitou pessoas a invadirem alas de hospitais com pacientes. Que atuação exemplar foi essa?”, “Aplausos para Bolsonaro, vereador? Explica aí essa vergonha”, escreveram alguns.

Outro internauta alertou para a chegada das eleições municipais. “Que vergonha vereador. O presidente vetou até uso de máscaras. Eleição vem ai”.

A assessoria do vereador Pedrão do Depósito informou que as mudanças no Ministério da Saúde, o aumento no número de mortes no país e a falta de um combate mais efetivo contra a doença levaram o parlamentar a retirar a assinatura.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

Comentários