Vereadores de BH querem aplaudir Bolsonaro por ‘atuação exemplar’ na pandemia

Moção deve ser votada na próxima sessão
Moção deve ser votada na próxima sessão (Isac Nóbrega/PR + Abraão Bruck/CMBH)

Com mais de 64 mil mortes e 1.603.055 milhões de casos confirmados da Covid-19 no Brasil, vereadores de Belo Horizonte querem aplaudir o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pela atuação do político no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A proposta tem gerado críticas e um parlamentar optou por retirar a assinatura do pedido, diante da repercussão negativa.

Na justificativa da moção, os vereadores que solicitam os aplausos a Bolsonaro alegam que o presidente tem tido “atuação exemplar e valorosa na prestação de socorro e auxílio às vítimas da pandemia do coronavírus em todo o território nacional”.

Os vereadores que assinam a moção de aplausos são: Jair di Gregório (PSD), Catatau do Povo (PSD), Fernando Luiz (PSD), Orlei (PSD), Pedrão do Depósito (Cidadania) e Wesley Autoescola (PROS).

Votação

A moção de aplausos entrou em pauta na reunião plenária da última sexta-feira (3), no entanto, não chegou a ser votada, já que a sessão ultrapassou o tempo de duração permitido pelo Regimento Interno e foi encerrada.

A proposta retornou e poderia ser votada na sessão desta segunda (6), porém, mais uma vez isso não aconteceu. O motivo foi o encerramento da reunião após o quórum ter sido verificado. Como somente 19 vereadores marcaram presença, os trabalhos não puderem ter continuidade. Eram necessárias 21 confirmações A proposta já está na pauta da plenária desta terça-feira (7).

Recuo

A repercussão negativa da proposta de aplaudir Bolsonaro fez o vereador Pedrão do Depósito (Cidadania) retirar a assinatura da moção. A informação foi confirmada, ao BHAZ, pela assessoria.

Na página do vereador, nas redes sociais, internautas questionaram o motivo dele assinar a moção, diante dos posicionamentos de Bolsonaro sobre a Covid-19.

“Você quer homenagear um político que incitou pessoas a invadirem alas de hospitais com pacientes. Que atuação exemplar foi essa?”, “Aplausos para Bolsonaro, vereador? Explica aí essa vergonha”, escreveram alguns.

Outro internauta alertou para a chegada das eleições municipais. “Que vergonha vereador. O presidente vetou até uso de máscaras. Eleição vem ai”.

A assessoria do vereador Pedrão do Depósito informou que as mudanças no Ministério da Saúde, o aumento no número de mortes no país e a falta de um combate mais efetivo contra a doença levaram o parlamentar a retirar a assinatura.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!