Após pressão, OMS reconhece que coronavírus pode ser transmitido pelo ar

Máscara é essencial na prevenção da doença
Máscara é essencial na prevenção da doença (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Por Juliana Contaifer

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (7), a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu que o coronavírus pode ser transmitido pelo ar. Benedetta Allegranzi, chefe técnica da entidade para o controle de infecções, afirmou que a evidência existe, e que a OMS está compilando e interpretando dados para atualizar suas diretrizes.

“Temos que estar abertos a essa evidência e entender, ao mesmo tempo, suas implicações na forma de transmissão e nas precauções que devem ser adotadas. Estão surgindo evidências, mas elas não são definitivas”, afirmou.

Allengranzi explicou ainda que não se pode descartar a possibilidade de contágio aéreo, principalmente em locais com ventilação inadequada. As aglomerações também são um motivo de preocupação.

O posicionamento veio após o envio de uma carta à entidade por um grupo de cientistas, que pedia um alerta da OMS sobre este tipo de contágio.

Leias mais matérias do Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!