Veja como sacar o dinheiro do auxílio e do FGTS antes da data

fgts
Imposto pela Caixa Econômica pode ser driblado legalmente com bancos digitais (Daniel Ferreira / Metrópoles)

Por Tácio Lorran

Brasileiros com direito ao saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou que recebem o auxílio emergencial de R$ 600 podem “adiantar” saques e transferências por meio de bancos digitais. Ao pagar esses benefícios, a Caixa Econômica Federal tem limitado, em um primeiro momento, o uso do dinheiro, permitindo apenas pagamentos digitais de boletos e contas de luz, água e telefone, além de permitir algumas compras.

As opções de saque e transferência do auxílio emergencial estarão disponíveis a trabalhadores nascidos em dezembro, por exemplo, somente a partir de 19 de setembro, seja a primeira, a segunda ou a terceira parcela. Para isso, é preciso gerar um boleto no seu nome em um desses bancos digitais. Como o aplicativo Caixa Tem permite o pagamento de boletos, o dinheiro será transferido para uma outra conta.

O BC (Banco Central) explicou que emitir um boleto em próprio nome para movimentar recursos é regular. “Para isso, o boleto terá que ser emitido em nome do titular da conta e só poderá ser pago em benefício dele”, informou. O “atalho” foi percorrido pelo autônomo Felipe Sampaio, de 24 anos. Ele recebeu a terceira parcela do auxílio de R$ 600 nessa sexta-feira (3/7) e teria que esperar até 10 de setembro para fazer o saque pelo Caixa Tem, mas resolveu adiantar a grana.

Confira o passo a passo no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!