Home NotíciasMinas GeraisGoverno de Minas abre 30 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em Betim

Governo de Minas abre 30 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em Betim

leitos uti covid betim

O Governo de Minas Gerais anunciou a abertura de 30 novos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, visitaram o Cecovid-Betim 4 (Centro de Cuidados Intensivos para Covid-19), na manhã desta terça-feira (7). Eles foram recebidos pelo prefeito da cidade, Vittorio Medioli (PSD).

Os leitos serão destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus na macrorregião Centro. A entrega contou com a parceria do governo de Minas junto à prefeitura de Betim, a partir do custeio das unidades e envio de equipamentos. O processo de ampliação teve início no dia 22 de junho e será concluído nesta semana.

Leia mais: Trecho da BR-381 será interditado nesta sexta-feira

De acordo com o boletim da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta terça-feira, Betim já registra 930 casos confirmados da Covid-19, e 42 mortes registradas em decorrência da doença.

Custeio dos leitos

No último sábado (4), foi publicada a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais SUS/MG prorrogando o prazo do edital para o credenciamento excepcional de Leitos de UTI Adulto e Pediátrico classificados para Covid-19, possibilitando a contratação de novos prestadores, e aumentando o valor do custeio pelo governo – passando de R$ 800 para R$ 1.600 o valor unitário da diária do leito de UTI.

Leia mais: Taxa de contágio da Covid-19 em Minas está abaixo de 1 e indica recuo

Com isso, o Estado equipara o seu custeio ao mesmo valor previsto na tabela do Ministério da Saúde (a partir da Portaria nº 568/2020). O Edital é uma das frentes do Governo de Minas, por meio da SES, ao enfrentamento da pandemia e possibilita que prestadores de serviços de saúde, públicos ou privados, que possuam leitos de UTI novos, exclusivos para a Covid-19, ofertem estes leitos à rede pública de saúde do Estado.

O governo de Minas também já repassou 28 respiradores para o município de Betim para o tratamento de pacientes da doença.

Com Prefeitura de Betim

Comentários