Depois de ser demitida, mulher é indiciada por tentativa de incriminar homem negro

Amy Cooper será indiciada formalmente após acusar falsamente um homem negro (YouTube/Reprodução)

Uma mulher branca de 41 anos será indiciada após ligar para a polícia e dizer ter sido ameaçada por um homem negro, que observava pássaros em Nova York (EUA). Amy Cooper será indiciada formalmente após acusar falsamente um homem negro de tê-la ameaçado no Central Park. Um vídeo do momento foi gravado, viralizou nas redes e abriu mais um debate sobre privilégios brancos. As informações são do Washington Post.

A mulher ganhou notoriedade nacional no final de maio, depois de ter sido capturada em um vídeo em que ameaçava chamar a polícia para o homem, afirmando: “Vou dizer a eles que um homem afro-americano está ameaçando minha vida”.

O vídeo se tornou viral depois que foi publicado, fazendo comparações com outros casos e provocando discursos sobre as maneiras pelas quais os brancos forjam situações contra pessoas negras que não fizeram nada errado.

Cooper foi acusada na segunda-feira (6) de relatar falsamente um incidente de terceiro grau, disse o procurador do distrito Cyrus Vance Jr. – uma contravenção penal que acarreta uma pena máxima de um ano de prisão ou três anos de liberdade condicional, além de multa de até US$ 1.000.

“Nosso escritório fornecerá ao público informações adicionais à medida que o caso prossegue”, disse Vance em comunicado. “Neste momento, gostaria de incentivar qualquer pessoa que tenha sido alvo de falsas reportações a entrar em contato com nosso escritório. Estamos fortemente comprometidos em responsabilizar os autores dessa conduta”, explicou.

O homem para quem a mulher chamou a polícia, Christian Cooper, que não é parente dela, se recusou a comentar as acusações. Após o incidente em maio, ele disse ao Washington Post: “Não acho que haja uma pessoa afro-americana na América que não tenha experimentado algo assim em algum momento”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!