Vereadores rejeitam moção e Bolsonaro não recebe aplausos

Moção de aplausos não foi aprovada
Moção de aplausos não foi aprovada (Antonio Cruz/Agência Brasil + Abraão Bruck/CMBH)

A moção de aplausos em homenagem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi rejeitada por vereadores na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta terça-feira (7). A proposta gerou muitas críticas da população devido ao atual cenário do Brasil na pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, a moção foi assinada por seis vereadores, porém, a repercussão negativa fez com que três deles retirassem o nome – Catatau do Povo (PSD), Pedrão do Depósito (Cidadania) e Orlei (PSD). Os que permaneceram foram Jair di Gregório (PSD), Wesley Autoescola (PROS) e Fernando Luiz (PSD).

Antes que a votação acontecesse, o vereador Jair di Gregório, autor da moção, pediu apoio do parlamentares. “Ele [Bolsonaro] representa tudo de bom que o país tem neste momento. É neste momento de pandemia que temos que reconhecer que o presidente tem feito muito pelo país”.

O vereador Pedro Patrus (PT) relembrou alguns episódios de Jair Bolsonaro durante a pandemia, como o veto do uso de máscara (veja aqui) em alguns espaços e pediu que os pares votassem contra a moção.

“O presidente Jair Bolsonaro não merece aplauso, merece um puxão de orelha da população do país como tem acontecido. Não merece aplauso quem se comporta como um genocida e não se preocupa com a vida da população. Canalha. Isso que ele é. Jair canalha Bolsonaro”, disse.

Profissionais da saúde

Os profissionais que estão na linha de frete no combate ao novo coronavírus foram lembrados pelo vereador Pedro Bueno. “Aplausos aos profissionais da saúde e não a Bolsonaro. Ele nunca defendeu o isolamento social, com atitudes irresponsáveis empurrou muitas pessoas para a morte. Os verdadeiros heróis são os profissionais da saúde. Eles merecem nossa salva de palmas e elogios”.

Votação

Na justificativa da moção, os vereadores que solicitaram os aplausos a Bolsonaro alegaram que o presidente tem tido “atuação exemplar e valorosa na prestação de socorro e auxílio às vítimas da pandemia do coronavírus em todo o território nacional”.

Mesmo com os argumentos apresentados, a maioria dos vereadores optou por não aprovar a moção de aplausos. Com 16 votos “não”, 8 “sim e 4 abstenções, a homenagem não aconteceu.

Veja como cada vereador votou:

Painel eletrônico mostra como cada vereador votou (CMBH/Reprodução)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!