Facebook suspende rede de desinformação ligada a filhos de Bolsonaro

facebook suspende rede
As contas eram vinculadas a assessores do presidente e a filhos dele (Marcos Corrêa/PR + Fabio Rodrigues Pozzebom/AgênciaBrasil)

O Facebook suspendeu, nessa quarta-feira (8), uma rede de contas na rede social vinculadas a assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a dois dos filhos dele. Segundo a empresa, a rede era usada para espalhar mensagens políticas de desinformação.

De acordo com a Reuters, o Facebook afirma que, apesar dos esforços para disfarçar quem estava por trás da atividade, os vínculos foram encontrados. As contas eram associadas às equipes de dois parlamentares, a dois assessores do mandatário, e a dois dos filhos do presidente – o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

O que diz o Facebook?

Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança cibernética do Facebook, disse à Reuters que as contas foram removidas por usarem perfis falsos e outros tipos de “comportamentos não-autêntico coordenados”, o que viola as regras da empresa.

Ainda assim, ele disse que não há evidências de que os próprios políticos tenham operado as contas. Segundo Gleicher, o que se pode afirmar é que funcionários desses gabinetes estão envolvidos nas plataformas do Facebook que se envolveram “nesse tipo de comportamento”.

O Palácio do Planalto foi questionado pela Reuters e não se pronunciou. O senador Flávio Bolsonaro disse, em nota, que o governo Bolsonaro foi eleito com forte apoio popular nas ruas e nas redes sociais e, por isso, é possível encontrar milhares de perfis de apoio.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!