Família importa soro dos EUA para salvar estudante picado por Naja

naja picada
As únicas doses disponíveis no Brasil estavam no Instituto Butantan, em São Paulo (Arquivo Pessoal)

Por Lilian Tahan,Priscila Borges e Gabriela Furquim

Na tentativa de salvar a vida do universitário de 22 anos picado por uma cobra Naja kaouthia na terça-feira (7), a família do jovem importou dos Estados Unidos doses de soro antiofídico. O medicamento deve chegar a Brasília nesta quinta (9). A busca pelo soro – tão raro no Brasil quanto a presença da serpente – mobilizou especialistas. As únicas doses disponíveis no país estavam no Instituto Butantan, em São Paulo. Os médicos enviaram ao Distrito Federal todo o estoque disponível.

No entanto, na avaliação de alguns especialistas, a quantidade não seria suficiente, o que levou familiares de Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul a acionarem médicos americanos em busca do antídoto. O animal integra a lista das serpentes mais venenosas do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não existe registro, nos últimos anos, da entrada legal de uma cobra dessa espécie no Distrito Federal.

O Metrópoles apurou que Pedro foi levado ao hospital pelos pais. Ele apresentava palidez, tontura e dormência nos membros inferiores, sintoma que evoluiu e atingiu os membros superiores. Nessa quarta-feira (8), ele começou a passar por processos de hemodiálise. Ocasionalmente, o veneno ofídico tende a prejudicar a função renal. O estudante apresentou melhora em seu quadro clínico, mas permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Maria Auxiliadora, no Gama.

Veja imagens da busca pela cobra:

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!