Minas tem novo recorde e de mortes por Covid-19 em 24 horas

minas recorde mortes
Ainda ontem, o Estado havia repetido o número mais alto de óbitos (Amanda Dias/BHAZ)

Um novo recorde de mortes por Covid-19 foi registrado em Minas Gerais, nesta quinta-feira (9). No total, foram contabilizados 90 óbitos em decorrência da enfermidade no Estado. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, o Estado registrou 90 mortes causadas pela doença em um dia. Nas últimas 24 horas, 2.829 casos foram confirmados – elevando o total de infectados para 66.864. Nessa quarta-feira (8), o Estado havia repetido o então recorde de mortes em um dia – 73 falecimentos.

Em Minas, 1.445 pessoas já morreram por causa da Covid-19. Veja o que mudou em relação ao boletim de quarta-feira:

  • 66.864 casos confirmados (aumento de 4,4%)
  • 1.445 mortes (aumento de 6,6%)
  • 22.302 casos em acompanhamento (aumento de 1,6%)
  • 43.117 casos recuperados (aumento de 5,8%).

Perfil dos casos

Ainda segundo a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), 7.678 pessoas já foram internadas em Minas Gerais por complicações decorrentes da Covid-19. O número de hospitalizações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) aumentou 952% em relação ao mesmo período em 2019.

Das 853 cidades, 287 municípios já registraram casos da doença. Conforme o documento, 83% das vítimas do novo coronavírus já possuíam alguma doença quando foram infectados. Do total de óbitos confirmados, 104 não apresentavam outras enfermidades.

A maior parte das pessoas que morreram pela doença já tinha alguma comorbidade (SES-MG/Reprodução)

Ainda segundo o boletim epidemiológico, a média de idade as vítimas é de 69 anos. O boletim mostra que 75% das pessoas que morreram em decorrência da doença tinham 60 anos ou mais. Confira a distribuição dos óbitos por faixa etária:

A maioria tinha mais de 60 anos de idade (SES-MG/Reprodução)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!